As plantas podem sobreviver em baixa gravidade, apontam novos estudos. A descoberta começou com a missão chinesa de exploração lunar, Chang’e 4, que pousou na Lua em janeiro de 2019, levando a bordo sementes de quatro diferentes espécies para cultivar em solo lunar.

Avançando mais de quatro anos, os primeiros resultados do experimento foram divulgados em 2023. O teste consistia em avaliar como a baixa gravidade e a alta radiação seriam um problema para as plantas.

Baixa gravidade acelera germinação

• Segundo os estudos, a baixa gravidade pode ajudar a compensar dificuldades enfrentadas na Terra.
  • Para o achado, pesquisadores plantaram sementes iguais e em solo idêntico e mantido à mesma temperatura, umidade e pressão atmosférica dos experimentos realizados pela missão Chang’e 4.
  • Um dos artigos aponta que “a gravidade lunar de 1/6 g acelera a germinação das sementes“.
  • Vale mencionar que apenas uma semente de algodão conseguiu brotar na Lua. Na Terra, as outras variedades também geminaram.
Plantas podem crescer em "fazendas" na Lua e em Marte
Imagem: Frame Stock Footage/Shutterstock

Muda sobreviveu a noite lunar

O grande desafio que a muda lunar enfrentou foi a longa noite, que começou nove dias terrestres após o pouso. As temperaturas no compartimento lunar despencaram para -52 °C. O calor só retornou depois de 18 dias terrestres.

Ainda assim, a planta ainda estava verde e em pé quando a luz voltou, enquanto os equivalentes terrestres não suportaram quando expostos ao mesmo cenário. A muda sobreviveu ao segundo dia lunar, embora seu crescimento tenha estagnado, o que os pesquisadores atribuem a falta de oxigênio dentro do seu compartimento.

O que explica o resultado?

• Os investigadores suspeitam que a baixa gravidade desencadeou uma resistência ao congelamento parecido com algumas plantas polares.
  • A muda de algodão, no fim, não resistiu a segunda noite lunar e nenhuma das outras sementes germinou.
  • Os autores atribuem o fracasso das outras três espécies às temperaturas que ultrapassaram suas zonas de conforto durante os primeiros dias.

Processo deve se repetir em Marte

Os resultados são importantes e sugerem que, apesar de todos os obstáculos ao estabelecimento de colônias na Lua e em Marte, o cultivo de alimentos pode não ser um deles no futuro. A capacidade de cultivo será ainda mais importante para as bases em Marte. Com aproximadamente o dobro da gravidade lunar, espera-se que Marte tenha um efeito semelhante nas plantas.

Com informações do Iflscience. Os estudos de 2023 foram publicados na Microgravity Science and Technology e na Acta Astronautica.