Estas 5 empresas são responsáveis por 24% da poluição plástica rastreável no mundo

Mais da metade dos resíduos analisados foi produzida por 56 empresas, com 5 grandes multinacionais no topo do ranking
Ana Julia Pilato26/04/2024 02h40, atualizada em 03/05/2024 18h32
lixoplastico
(Imagem: MOHAMED ABDULRAHEEM / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma equipe de cientistas de diversos países analisou cerca de 1,87 milhão de resíduos plásticos no meio ambiente entre 2018 e 2022, determinando os responsáveis por quase um quarto dos itens: 24% da poluição plástica foi produzida por cinco grandes empresas de alimentos, bebidas e tabaco.

Entenda:

  • Cientistas descobriram que, de 1,87 milhão de resíduos plásticos descartados no meio ambiente entre 2018 e 2022, 24% foi produzido por cinco grandes empresas;
  • Mais da metade dos resíduos foi produzida por 56 empresas, e a equipe identificou Coca Cola, PepsiCo, Nestlé, Danone e Altria como as cinco maiores responsáveis;
  • Os cientistas destacam a importância de medidas gerais para enfrentar o problema, mas sugere que ações vindas diretamente das multinacionais podem trazer resultados mais significativos;
  • Os investigadores também alertam para a criação de medidas voltadas ao volume de plástico não-rastreável – ou seja, que não pode ser associado a empresas individuais;
  • O estudo foi publicado na revista Science Advances.
(Imagem: Larina Marina/iStock)

Mais da metade dos resíduos analisados pela equipe foi produzida por apenas 56 empresas, e, como destacam os investigadores em um artigo publicado na revista Science Advances, principalmente as companhias de alimentos e bebidas – por conta da dependência do plástico descartável na fabricação de seus produtos – devem ser incentivadas a maiores esforços para reduzir seus volumes de poluição plástica.

Leia mais:

Coca Cola e PepsiCo lideram ranking de poluição plástica

Os cientistas apontaram a Coca Cola e PepsiCo como responsáveis ​​por 11% e 5%, respectivamente, de toda a produção de resíduos plásticos rastreáveis no mundo. Em seguida, temos as multinacionais de alimentos e bebidas Nestlé (3%) e Danone (3%), e a Altria (2%), uma das maiores fabricantes de produtos relacionados ao tabaco.

Plástico foi catalogado em 84 países. (Imagem: Cowger et al., Scientific Reports, 2024)

Ainda que esforços gerais sejam importantes para ajudar a enfrentar o problema, a equipe destaca que ações vindas diretamente das grandes multinacionais podem trazer resultados mais significativos. “A eliminação progressiva dos produtos plásticos de utilização única e de curta duração dos maiores poluidores reduziria enormemente a poluição plástica global.”

Os cientistas também fizeram um alerta para a criação de medidas voltadas ao volume de plástico não-rastreável – ou seja, que não pode ser associado a empresas individuais -, como a criação de normas internacionais e bases de dados compartilhadas para aumentar a eficácia na identificação dos resíduos.

Ana Julia Pilato
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é formada em Jornalismo pela Universidade São Judas (USJT). Já trabalhou como copywriter e social media. Tem dois gatos e adora filmes, séries, ciência e crochê.