Durante as épocas de outono e inverno, as noites costumam ficar mais frias. Para combater o desconforto dos cômodos gelados, que podem interferir no sono, muitas pessoas optam por utilizar aquecedores.

Esses aparelhos, criados para aquecerem espaços pequenos, podem ajudar a manter uma temperatura agradável. Entretanto, existem alguns perigos que envolvem deixar um aquecedor funcionando à noite sem supervisão.

publicidade

Leia também:

É seguro dormir com aquecedor ligado no quarto à noite inteira?

São vários os tipos de aquecedores disponíveis para compra, entre eles, os aquecedores elétricos, a óleo, a gás, cerâmico e de resistência incandescente. Enquanto todas essas opções fazem seu trabalho de aquecimento perfeitamente, os riscos de deixá-los ligados a noite toda ainda persistem. 

publicidade

Os aquecedores a gás, por exemplo, não devem ser utilizados dentro de casa ou em ambientes fechados. Essas são as recomendações, pois a combustão do gás gera gases tóxicos que, se inalados, podem causar intoxicação grave ou até mesmo morte. 

Aquecedor a gás via Nick Kimel/Unsplash
Aquecedor a gás via Nick Kimel/Unsplash

Inclusive, a inalação de monóxido de carbono, um dos gases da combustão, pode acontecer sem que a vítima da intoxicação perceba, pois o gás não possui cheiro. Por este motivo, o tipo de aquecedor a gás deve ser mantido apenas em ambientes abertos e bem ventilados, como varandas e calçadas. 

publicidade

Os demais modelos de aquecedores, muito comuns nas casas brasileiras, trazem riscos similares entre si. Quando eles ficam ligados por muito tempo, especialmente em cômodos sem nenhuma ventilação, como quartos com porta e janelas fechadas, o ar fica mais seco e com menor oxigenação. 

Um dos mitos mais comuns em relação ao uso de aquecedores é que, se ele estiver funcionando junto de um umidificador de ar, os riscos diminuem. Isso pode ser verdade quanto ao ar seco, mas não tem efeito na queda na oxigenação – que pode causar uma baixa na pressão sanguínea, ocasionando desmaios e até óbito.

publicidade

Além de todos os perigos mencionados acima, esse tipo de aparelho também pode superaquecer, causando faíscas e riscos de incêndio. Por sua vez, os aquecedores incandescentes, especificamente, não devem ficar ao alcance de crianças, visto que podem causar queimaduras.

Como aquecer o ambiente antes de dormir?

Imagem: Freepik

Os modelos ideais de aquecedores incluem configurações de temperatura, temporizadores e funções de desligamento automático – assim, os riscos à saúde são mitigados. 

Para aquecer o cômodo e deixá-lo mais confortável, basta ligar o aparelho por alguns minutos, até que o ambiente esteja em uma temperatura confortável. Então, antes de dormir, basta desligá-lo ou utilizar a função de desligamento automático, se disponível. 

Vale ressaltar ainda que não devemos aquecer o ambiente em excesso, no máximo até 24ºC. Esse limite sugerido garante a segurança dos usuários, pois um ambiente muito aquecido provoca o aumento da temperatura corporal, podendo causar desconforto, dificuldade para dormir, e até desidratação.