BlueCruise, sistema de direção sem mãos. Imagem: Ford/Divulgação
A Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos EUA anunciou, nesta segunda-feira (29), que abriu uma investigação formal contra o BlueCruise, sistema de assistência ao motorista da Ford. Conforme divulgado pelo TechCrunch, o software avançado foi associado a dois acidentes fatais ocorridos este ano.
O que você precisa saber:
Leia mais!
Segundo o departamento de trânsito americano, o objetivo é determinar se o sistema de monitoramento do motorista da Ford faz o suficiente para manter os usuários atentos enquanto o software BlueCruise e o Co-Pilot360 da Ford (um precursor do BlueCruise em modelos anteriores) estão ativos.
O caso ocorre no mesmo dia em que a organização divulgou a conclusão da investigação contra o Autopilot da Tesla. Segundo a NHTSA, no caso da montadora de Elon Musk os motoristas foram responsáveis pelo acidente, no entanto, apenas como consequência da falta de artifícios suficientes para mantê-los atentos — em outras palavras, a Tesla não teria deixado claro que os condutores precisavam continuar prestando atenção ao trânsito mesmo com o piloto automático ativado. Para a NHTSA, os protocolos de notificação e segurança atuais não são suficientes para o engajamento necessário.
No caso da Tesla, o órgão se baseou em 211 acidentes, com 49 feridos e 14 mortes. A companhia também será investigada por propaganda enganosa, já que o Autopilot é comercializado como “sistema autônomo”, mas é apenas um software de assistência. Saiba mais aqui!
Esta post foi modificado pela última vez em 29 de abril de 2024 14:30