Você já ficou corado quando recebeu um elogio? Ou quando cometeu uma baita gafe? Ou ainda quando aquela pessoa que você gosta chegou no lugar?

Pois é, o nosso corpo muitas vezes acusa as emoções que estamos sentindo. E a vermelhidão na região das bochechas sempre foi um grande indicador disso. Cientistas na França acabam de descobrir que essa reação corporal existe em outras espécies. Mais especificamente nas galinhas domésticas.

Sim, você não leu errado! Galinhas domésticas, ou galinhas Sussex, que são criadas no mundo todo para darem ovos e servirem como fonte de proteína.

De acordo com essa pesquisa inovadora, publicada na revista científica Applied Animal Behaviour Science, essas aves também ficam com o rosto vermelho a depender de suas emoções.

Estudo analisa comportamento e “sentimentos” de galinhas

• Os cientistas da Universidade de Tours observaram, durante 3 semanas, o comportamento de observaram o comportamento de 6 galinhas da espécie, que tinham entre três e quatro meses de idade.
  • Elas viveram em um bosque no Vale do Loire, na França, e por lá passaram por mais diversas experiências, como buscar alimento, andar livremente e até serem capturadas.
  • Tudo foi registrado por gravações de vídeo.
  • Ao fim do período, os pesquisadores selecionaram 18 mil fotos, frames desses vídeos, e, com o auxílio de um software de imagens, identificaram diferentes níveis de vermelhidão na pele do rosto das aves.
  • De acordo com os resultados, elas ficavam com o rosto levemente corado quando em frente a um alimento que gostavam.
  • A pele, por outro lado, ficava muito vermelha quando colocadas em alguma situação de stress.
  • O pico ocorreu no momento de captura pelos cientistas.
Imagem: Moonborne/Shutterstock
  • Numa segunda experiência, os franceses colocaram 26 dessas aves na presença de uma pessoa.
  • Antes disso, metade delas foram preparadas, passando por um contato gradual com o humano durante um período de cinco semanas.
  • As outras não.
  • As “treinadas” permaneceram com a pele do rosto sem alteração de cor.
  • Já as que não estavam acostumadas com o homem ficaram o rosto vermelho.
  • Os cientistas trabalham com a hipótese de que, sim, as galinhas possuem sentimentos – e que eles aparecem na pele do rosto delas.

Os animais e os sentimentos

A ciência vem demonstrando cada vez mais que os animais sentem emoções, como dor, prazer, alegria e tristeza.

É claro que esses sentimentos não são iguais aos nossos – até porque a estrutura do cérebro é diferente e nós não conseguimos nos comunicar diretamente com eles para saber exatamente como se sentem.

Mas fato é que eles sentem. Quem tem um animal doméstico sabe a carga emocional que existe entre o tutor e o bichinho.

Isso ocorre também na natureza. Em janeiro deste ano, cientistas identificaram uma lula se sacrificando por seus filhotes. Outro molusco marinho, o polvo, é reconhecidamente um dos seres mais inteligentes do planeta. E uma fazenda de criação deles virou alvo de polêmica na Espanha.

Polvo no fundo do oceano
(Imagem: Vladimir Wrangel/Shutterstock)

Não estou aqui defendendo que sejamos todos vegetarianos – até porque eu não sou. Mas acho importante termos em mente que não estamos tratando de objetos, mas sim de seres vivos.

As informações são do UOL.