JAC quer produzir carro elétrico com autonomia recorde

Novo carro elétrico da JAC será equipado com baterias semissólidas que garantem uma autonomia de mais de mil quilômetros
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 01/05/2024 09h21, atualizada em 14/06/2024 14h30
jac-1
Imagem: Al.geba/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A JAC Motors está desenvolvendo um novo modelo de carro elétrico com bateria semissólida e com uma autonomia recorde. O veículo ainda é mantido sob sigilo pela empresa e existe a possibilidade que ele seja lançado em 2025.

Leia mais

Novo elétrico da JAC

  • Segundo informações de bastidores, o novo carro elétrico da JAC será construído sobre a plataforma de segunda geração da Yiwei (empresa fundada pela fabricante chinesa em 2023), a mais moderna do grupo.
  • De acordo com a imprensa chinesa, a nova marca chegou a um acordo com a WeLion para desenvolver um carro equipado com baterias semissólidas.
  • É isso o que vai possibilitar uma autonomia muito maior.
  • Uma das possibilidades é que o carro elétrico seja lançado no mercado no ano que vem, embora não haja nenhum tipo de confirmação sobre isso.
  • As informações são da InsideEVs.
Novo elétrico da JAC deve ser lançado em 2025 (Imagem: UladzimirZuyeu/Shutterstock)

Autonomia recorde de bateria da JAC

A WeLion já fornece as baterias semissólidas para a NIO. Elas têm capacidade de 150 kWh e garantem uma autonomia de mais de mil quilômetros.

Já no caso da Yiwei, o objetivo é que as empresas trabalhem em colaboração para desenvolver o novo modelo. A novidade deve usar uma bateria baseada nas mesmas células cilíndricas que a WeLion já usa na bateria que fornece à NIO.

Essas células são 4695, ou seja, com um diâmetro de 46 mm e uma altura de 95 mm. Portanto, elas têm o mesmo formato das que estão sendo desenvolvidas por outros fabricantes, incluindo a Samsung, mas também a BMW e a Rivian.

Além das dimensões, as baterias WeLion semissólidas exploram uma composição química específica dentro das células, com eletrólito que, em vez de ser líquido, tem a consistência de um gel. Por ser muito mais denso, ele permite que a bateria atinja uma densidade de 360 Wh/kg: muito distante da média das baterias de íons de lítio convencionais, que é abaixo 200 Wh/kg.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.