Novo normal? iPhone Pro e Pro Max superam ‘básico’ em vendas

Modelos "básicos" do iPhone costumam ser os mais populares, mas iPhone Pro e Pro Max têm ganho preferência dos consumidores
Pedro Spadoni02/05/2024 11h56
iOS iPhone
(Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os modelos “básicos” do iPhone costumam ser os mais populares, mas essa tendência tem se invertido nos últimos anos. Isso porque os modelos Pro e Pro Max da Apple têm ganhado destaque nas preferências dos consumidores – nos Estados Unidos, pelo menos.

Para quem tem pressa:

  • Os modelos Pro e Pro Max do iPhone têm se tornado cada vez mais populares entre os consumidores nos Estados Unidos, ultrapassando os modelos básicos em termos de vendas;
  • De acordo com um relatório da Consumer Intelligence Research Partners (CIRP), o iPhone 15 Pro Max e o iPhone 15 Pro foram os mais vendidos em março de 2024, com participações de mercado de 23% e 22%, respectivamente. Em contraste, o modelo básico do iPhone 15 e o iPhone 15 Plus capturaram apenas 14% e 9% das vendas, respectivamente;
  • Para a próxima geração, o iPhone 16, há rumores de que os modelos básicos receberão melhorias significativas, como novos chipsets e recursos adicionais como o botão de Ação e um novo botão de Captura. No entanto, espera-se que os modelos Pro e Pro Max continuem a oferecer especificações superiores, como câmeras melhores, o que pode perpetuar a preferência dos consumidores.

Aparentemente, a decisão da Apple de limitar a tecnologia nos modelos básicos tem feito com que muitos consumidores atribuam mais valor aos modelos Pro na hora de trocar de celular.

Leia mais:

iPhone Pro e Pro Max no gosto do consumidor

Apple
9Imagem: Kaspars Grinvalds/Shutterstock)

Em março de 2024, o iPhone 15 Pro Max liderou as vendas nos EUA com uma participação de 23%, seguido de perto pelo iPhone 15 Pro com 22%, segundo relatório da Consumer Intelligence Research Partners (CIRP).

Comparativamente, o modelo básico do iPhone 15 obteve apenas 14% das vendas, e o iPhone 15 Plus ficou com uma modesta participação de 9%.

No ano anterior, em março de 2023, os modelos Pro também dominavam as vendas, o que indica mudança gradual de preferência dos consumidores para aparelhos mais avançados. O iPhone 14 Pro alcançou 22% e o iPhone 14 Pro Max 24% das vendas, enquanto o modelo básico do iPhone 14 obteve 19%.

No entanto, a preferência dos consumidores parece polarizada: ou optam pelo modelo de ponta mais recente disponível ou se contentam com versões anteriores mais acessíveis.

Planos da Apple para o iPhone 16

iPhone ligando sobre teclado de computador da Apple
(Imagem: Tada Images/Shutterstock)

As projeções para a linha do iPhone 16 podem mudar essa dinâmica. Isso porque rumores indicam que os modelos básicos terão chipsets totalmente novos e recursos adicionais como o botão de Ação e um novo botão de Câmera.

Porém, ainda se espera que os modelos Pro e Pro Max tenham especificações superiores, como câmeras melhores, o que pode continuar a atrair aqueles que buscam o máximo em tecnologia.

Apesar das inovações nos modelos básicos, a Apple parece manter uma distinção clara entre as capacidades dos modelos básicos e Pro. E isso provavelmente continuará a influenciar as decisões de compra dos consumidores.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.