Como a primeira aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) comercial do mercado, a Pivotal Helix já tem data para chegar às mãos dos compradores. As entregas estão programadas para iniciar em julho e uma parceria já foi estabelecida com a Força Aérea dos Estados Unidos.

Desde a criação do Diretório Mundial de Aeronaves eVTOL em 2016, a indústria viu um aumento notável nos projetos de eVTOL, totalizando agora mais de 1.000 conceitos. Nesse campo em expansão, o Pivotal Helix se destaca como uma das líderes.

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(Imagem: Pivotal / Divulgação)

A iminente entrega do primeiro lote de aeronaves Helix é um marco significativo, com a primeira venda comercial ocorrendo em outubro de 2023. O Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos Estados Unidos (AFRL) já recebeu quatro aeronaves Helix e dois simuladores de voo para avaliação, destacando o potencial da aeronave para diversas missões, incluindo vigilância, operações especiais e resposta a desastres.

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Características do Pivotal Helix

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(Imagem: Pivotal / Divulgação)
  • Aeronave PAV (Veículo Aéreo Pessoal) eVTOL (de Decolagem e Pouso Vertical) de um assento com alcance de mais de 20 milhas (32,19 km) (com reserva de 20%) e velocidade de cruzeiro de 55 nós (cerca de 100 km/h).
  • Disponível para pedido agora para entrega em julho de 2024.
  • Não é necessário possuir licença, mas a conclusão do treinamento é necessária antes de receber a aeronave.
  • Só pode ser vendido dentro dos Estados Unidos.
  • Vendido em três pacotes:
    • Pacote de US$ 190.000
    • Pacote de US$ 240.000 (inclui configuração de reboque e carrinho)
    • Pacote de US$ 260.000 (inclui configuração de reboque e carrinho)
  • A configuração de reboque e carrinho é essencial para maximizar as capacidades e está incluída apenas nos dois pacotes mais caros.
  • Cabine relativamente simples com interface de usuário simples e controles de joystick.

Preço do eVTOL e planos futuros

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(Imagem: Pivotal / Divulgação)

A acessibilidade do Helix o diferencia dos helicópteros tradicionais, com um preço a partir de US$ 190.000 por unidade e custos operacionais significativamente mais baixos. Esta diferença marcante em relação aos custos exorbitantes associados aos tiltrotores tripulados como o Bell-Boeing V-22 Osprey, que podem exceder US$ 92 milhões por aeronave, destaca o potencial do Helix para democratizar o voo pessoal.

Além disso, existe um ambicioso roteiro de desenvolvimento de produtos da Pivotal, que inclui planos para variantes maiores, para duas pessoas, equipadas com 12 rotores, bem como versões autônomas de carga capazes de transportar cargas substanciais. Com a experiência do CEO Ken Karklin em aeronaves autônomas adquirida durante sua passagem pela AeroVironment, a Pivotal está preparada para liderar o avanço em sistemas aéreos não tripulados.