Dicionário de LoL para iniciantes: 50 termos e gírias essenciais do jogo

Acredite se quiser, mas se você nunca jogou, muito provavelmente precisará de um dicionário para entender as gírias do LoL. Confira!
Por Danilo Oliveira, editado por Bruno Ignacio de Lima 07/05/2024 04h20
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Imagem: Epic/Divulgação
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Se você é novo no mundo de League of Legends (LoL), pode se sentir um pouco perdido com a quantidade de termos e gírias que os jogadores utilizam. Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudar! Este dicionário de LoL para iniciantes vai te guiar pelos principais termos e expressões que você precisa conhecer para se comunicar e entender melhor o jogo.

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Antes de continuarmos para o nosso dicionário de LoL, é bem provável que você já saiba o que significam essas siglas do jogo, mas caso não saiba, “LoL” é a abreviação de “League of Legends”, o nome do MOBA de fato. Por sua vez, “MOBA” significa “Multiplayer Online Battle Arena”. Esse gênero de jogo é caracterizado por partidas online onde duas equipes competem em um mapa dividido em áreas, geralmente com três rotas principais, e o objetivo principal é destruir a base inimiga enquanto defende a própria. Agora sim, vamos para o dicionário!

Dicionário de LoL

ADC: Sigla para “Attack Damage Carry”. Refere-se a campeões de dano físico que, geralmente, são responsáveis por causar grandes quantidades de dano em combate, especialmente no final do jogo.

AFK: Abreviação para “Away From Keyboard”. Indica que um jogador está ausente do jogo, seja temporariamente ou permanentemente. Pode ser prejudicial para a equipe, já que deixa um jogador em desvantagem numérica.

AP: Abreviação para “Ability Power”. Refere-se à estatística que aumenta o poder dos feitiços e habilidades mágicas de um campeão.

ARAM: Sigla para “All Random All Mid”. É um modo de jogo onde os jogadores são designados aleatoriamente para um campeão e devem lutar apenas na rota central (mid), sem voltar à base.

Backdoor: Estratégia onde um jogador invade a base inimiga para destruir torres ou o nexus enquanto a equipe adversária está ocupada em outras partes do mapa.

Ban: Significa banimento ou banir. Podendo ser aplicado a um jogador ou campeão específico.

Bait: A tradução de Bait é “isca”, sendo uma expressão usada para enganar o oponente, se fazendo de isca para que ele caia em alguma armadilha;

Imagem: Divulgação/Site oficial do League of Legends

Bot: São personagens controlados pelo próprio jogo, ou seja, não controlados por jogadores reais.

Build: É o conjunto de itens de um jogador.

Buff: Efeito que geralmente dá algum status positivo, ou poder ao campeão.

Caitar: Um termo derivado de “Kiting”, que descreve a estratégia de atacar um campeão inimigo e se deslocar, frequentemente, para longe dele.

Campeão: São os personagens controlados pelo jogador.

CC: Abreviação para “Crowd Control”. Refere-se a habilidades que podem limitar ou controlar os movimentos de um inimigo, como atordoamento, enraizamento e silenciamento.

CS: Sigla para “Creep Score”. Indica o número de tropas (minions) que um jogador matou durante a partida.

Counter/Counterar: É basicamente um termo para contra-ataque, agindo no erro do inimigo.

Debuff: O contrário de Buff. Aqui, se refere a um status ou condição negativa infligida ao campeão do jogador.

Dive/Divar: Atacar os jogadores enquanto eles estão embaixo de suas próprias torres;

DPS: Abreviação para “Damage Per Second”. Refere-se à quantidade de dano que um campeão pode causar por segundo.

Engage/engajar: Ato de iniciar uma luta ou confronto com a equipe inimiga.

Elo: Colocação de um jogador no ranqueado do LoL. Existem 9 elos: ferro, bronze, prata, ouro, platina, diamante, mestre, grão-mestre e desafiante;

Farm/Farmar: Abater tropas para acumular mais ouro e experiência.

Feed: Termo usado para descrever um jogador que morre repetidamente para os inimigos, alimentando-os com ouro e experiência.

First Blood: Primeira morte do jogo

Flash: Uma das invocações de feitiço mais comuns em League of Legends, que permite aos campeões teleportarem uma curta distância em uma direção especificada.

Freezar: Freezar é o ato de paralisar o avanço da sua onda de minions, apenas desferindo o último golpe para garantir o gold e experiência. Dessa forma, você dificultará o farm do seu adversário, já que ele vai ficar exposto aos seus ataques.

Gank/Gankar: Refere-se a uma emboscada ou ataque surpresa de um, ou mais campeões inimigos em uma rota.

GG: Abreviação para “Good Game”. É uma expressão usada no final de uma partida como um gesto de respeito aos jogadores adversários, independentemente do resultado.

GG Easy: Ao contrário do anterior, é geralmente usado de forma pejorativa, para dizer ao oponente que foi uma partida fácil.

HP: Abreviação para “Health Points”. Indica a quantidade de vida que um campeão possui.

Jungle: Refere-se à área entre as rotas onde estão localizados os monstros neutros e onde os junglers passam a maior parte do tempo.

Inhib: Abreviação para “Inhibitor”. São estruturas localizadas na base de cada equipe que, uma vez destruídas, causam o surgimento de super minions na rota correspondente.

Jungler: Campeão designado para matar monstros neutros na selva e ajudar as rotas inimigas com ganks.

Jungle, uma das palavras do dicionário de LoL
Imagem: Riot Games/Divulgação

KDA: Abreviação para “Kill/Death/Assist”. É uma estatística que representa o número de eliminações (kills), mortes e assistências de um jogador durante uma partida.

Lane: Refere-se às rotas principais do mapa: top, mid e bot.

Last Hit: Ato de dar o golpe final em uma tropa para garantir ouro e experiência.

Meta: Refere-se às estratégias, campeões e construções mais populares e eficazes no momento.

Minions: São as tropas controladas pelo jogo que caminham ao longo das rotas e atacam inimigos automaticamente.

Nexus: Estrutura localizada na base de cada equipe. Destruir o nexus inimigo é o objetivo final do jogo.

OP: Abreviação para “Overpowered”. Refere-se a algo que é considerado excessivamente forte ou desequilibrado no jogo.

Peel: Ato de proteger um aliado vulnerável, afastando os inimigos que estão atacando-o.

Poke: Estratégia de atacar os inimigos à distância com habilidades de longo alcance.

Quadra Kill: Termo usado quando um jogador elimina quatro inimigos consecutivamente em um curto espaço de tempo.

Roaming: Estratégia onde um jogador deixa sua rota para se mover pelo mapa e ajudar outras rotas ou objetivos.

Runa: Sistema de personalização que permite aos jogadores ajustar as estatísticas e habilidades de seus campeões antes do início de uma partida.

as runas, presentes no dicionário de LoL
Imagem: Riot/Divulgação

Smurf: Termo usado para descrever um jogador experiente que cria uma nova conta para jogar em níveis mais baixos do que seu verdadeiro nível de habilidade.

Snowball: Termo usado para descrever uma situação em que uma equipe obtém uma vantagem inicial e a utiliza para aumentar ainda mais sua vantagem.

Tank: Campeão com alta resistência e capacidade de absorver grandes quantidades de dano.

Tilt/Tiltar: Termo usado para descrever um estado de frustração ou raiva que pode afetar negativamente o desempenho de um jogador. Presente não só no dicionário de LoL, mas em vários outros jogos Multiplayer.

Ultimate: Habilidade final de um campeão, geralmente a mais poderosa e impactante.

Vision: Refere-se à capacidade de ver partes do mapa, geralmente fornecida por sentinelas, torres ou habilidades específicas.

Wardar: Wardar vem do termo “ward”, e é o ato de posicionar uma sentinela ou totem de vigilância em algum ponto do mapa para garantir uma visão completa da área escolhida.

XP: Abreviação para “Experience Points”. Indica a quantidade de experiência que um campeão possui, necessária para subir de nível e fortalecer suas habilidades. Presente não só no dicionário de LoL, mas em vários outros jogos de RPG.

Dominar esses termos e gírias é essencial para se comunicar efetivamente com sua equipe e entender melhor as nuances do jogo. Lembre-se de que League of Legends é um jogo em constante evolução, então esteja aberto a aprender novos termos e estratégias à medida que você avança em sua jornada como jogador. Com o tempo e a prática, você se tornará um mestre do jogo. Boa sorte e divirta-se jogando!

Danilo Oliveira
Colaboração para o Olhar Digital

Danilo Oliveira é jornalista formado pela Universidade Cruzeiro do Sul, amante de jogos, quadrinhos e Puroresu. Atualmente é colaborador do Olhar Digital, podcaster e diretor de comunicação.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.