A Microsoft está se preparando para lançar um novo modelo de inteligência artificial (IA) que deve competir diretamente com o Gemini, do Google, e algumas versões do ChatGPT, da OpenAI. Segundo informações do The Information, a tecnologia é chamada internamente de MAI-1 e promete ser “bem maior” que modelos anteriores de código aberto. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • O MAI-1 está sendo supervisionado pelo recém-contratado Mustafa Suleyman, cofundador do Google DeepMind e ex-CEO da startup de IA Inflection; 
  • O propósito exato do modelo ainda não foi determinado e dependerá de seu desempenho; 
  • A Microsoft pode anunciar oficialmente o MAI-1 em sua conferência de desenvolvedores Build, que ocorre no final deste mês; 
  • Questionada pela Reuters, a big tech não quis comentar. 

Leia mais! 

Ainda conforme relatório do The Information, com o MAI-1 sendo “muito maior” que os modelos anteriores que a Microsoft treinou — a previsão é que ele tenha cerca de 500 bilhões de parâmetros — a nova IA possivelmente também será bem mais cara. 

publicidade

No entanto, tudo indica que a companhia não está com medo de investir ‘pesado’ na tecnologia. Vale lembrar que, no mês passado, a empresa lançou um modelo menor de IA chamado Phi-3-mini (com 3,8 bilhões de parâmetro), para atrair uma base de clientes mais ampla com opções econômicas. 

Embora seu novo modelo dispute com o ChatGPT, a empresa é a maior apoiadora da OpenAI. A estratégia, considerando o pioneirismo e atenção que a startup ganhou desde 2022, tem impulsionado a Microsoft como líder no mercado de IA, enquanto também trabalha em produtos exclusivos.