A Apple revelou, nesta terça-feira (7), que seu novo chip M4 estará na próxima geração de iPads da empresa, começando pelo iPad Pro, também anunciado hoje. O semicondutor, que se concentrará no desempenho de tarefas relacionadas à inteligência artificial (IA) no iPadOS, oficializa a chegada do primeiro dispositivo da Apple alimentado pela tecnologia emergente. 

O que você precisa saber sobre o M4 da Apple: 

  • Revelado durante o Let Loose, evento especial de novidades para iPads, o M4 é totalmente centrado em IA; 
  • Graças ao seu novo mecanismo neural, ele é “um chip extremamente poderoso para IA”; 
  • De acordo com a Apple, o M4 usa tecnologia de 3 nm de segunda geração e sua CPU de 10 núcleos é configurada com quatro núcleos de desempenho e seis núcleos de eficiência, tornando-o 50% mais poderoso que o antecessor M2; 
  • A empresa garantiu ainda que ele é 60 vezes mais rápido que o NPU do A11 e pode rivalizar com os chips de IA da Intel, AMD e Qualcomm;
  • Vale pontuar que o chip é feito especialmente para IA, mas ainda não tem nenhum recurso específico de IA anunciado. Mais novidades devem surgir na WWDC 2024, que ocorre em junho.

Leia mais! 

publicidade

Além do chip M4, a Apple anunciou novos iPads mais finos e com telas OLED. As novas versões dos tablets de 13 e 11 polegadas ostentam um design elegante, desempenho aprimorado e uma significativa atualização na tela. Confira mais aqui

Importante pontuar que a chegada do M4 da Apple ocorre pouco antes da Microsoft realizar um evento especial do Windows e Surface AI em Seattle, em 20 de maio, no qual se espera o lançamento de um novo hardware equipado com Arm. 

publicidade

De acordo com o The Verge, a Microsoft segue confiante de que o ‘Windows on Arm’ poderá finalmente vencer os laptops MacBook Air M3 da Apple, tanto no desempenho da CPU quanto nas tarefas aceleradas por IA. 

Com as novidades da Apple, o mercado aguarda, com expectativas, como o novo chip da dona do iPhone irá se comparar aos laptops Windows com Arm.