Em um projeto chamado de ACDC (Apple Chips in Data Center), já em andamento há vários anos, a Apple vem fabricando chips que seriam usados para executar software de inteligência artificial em data centers, informa o CNBC.

Leia mais:

publicidade

A Apple conduz o projeto junto da empresa Taiwan Semiconductor Manufacturing Co., que cuida do design e da produção do chip, embora ainda não esteja claro se os esforços produziram algum resultado positivo.

O foco do chip com servidor da Apple será provavelmente a inferência de IA, e não no treinamento de modelos de IA. Trata-sede uma área que, segundo especialistas, continuará a ser dominada pela gigante americana de chips Nvidia.

publicidade

A inferência de IA é o processo que os modelos treinados usam para tirar conclusões de dados totalmente novos. Grandes empresas de tecnologia, como o Google, já investiram no desenvolvimento de seus próprios chips de servidores de inferência de IA.

apple
Imagem: Champhei/Shutterstock

Apple luta para não ser superada na “corrida da IA”

  • Enquanto concorrentes diretos da Apple, como a Microsoft, investiram bilhões em tecnologia e infraestrutura de IA, a empresa dona do iPhone se mostrava atrasada no segmento, apontavam especialistas.
  • Tim Cook, CEO da Apple, chegou a falar em fevereiro que a companhia intensificou os investimentos em IA e um anúncio sobre isso viria em breve.
  • Os analistas esperam que a empresa faça o anúncio na Worldwide Developers Conference, marcada para junho.

“Acreditamos no poder transformador e na promessa da IA e acreditamos que temos vantagens que nos diferenciarão nesta nova era”, disse Tim Cook na semana passada.

publicidade

A Apple alcançou lucros no segundo trimestre fiscal que superaram as expectativas, mesmo com a receita geral da empresa caindo em 4% por conta de uma queda nas vendas do iPhone. Na semana passada, a empresa anunciou uma recompra de ações de US$ 110 bilhões, a maior de sua história.

Tim Cook
Tim Cook, CEO da Apple. Imagem: Laura Hutton/Shutterstock