Um redemoinho luminoso espiralado foi gerado no céu de alguns países da Europa por um foguete da SpaceX, ganhando uma espécie de chifres, algo diferente de qualquer show de luzes já visto anteriormente.

A impressionante espiral parecida com uma galáxia surgiu sobre a Polônia, a Lituânia e a República Tcheca na última quinta-feira (2), 21h, pelo horário mundial de Greenwich, (17h, no horário de Brasília), conforme relatado pela plataforma Spaceweather.com

publicidade

Cerca de 90 minutos antes, um foguete Falcon 9, da SpaceX, foi lançado da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, transportando um par de satélites de observação da Terra.

O show giratório de luzes observado na sequência é um exemplo do que os pesquisadores chamam de “espirais da SpaceX”, que são provocadas por combustível despejado no espaço por foguetes Falcon 9 pouco antes de caírem de volta à Terra e queimarem na atmosfera. O propelente congela em minúsculos cristais que refletem a luz solar e delineiam a forma de uma espiral porque os foguetes giram enquanto são descartados.

publicidade
Os misteriosos “chifres” da espiral pareciam maiores do que o resto do fenômeno. Crédito: Andrzej Błoński

Diferentemente de tudo o que já se viu, essa espiral vista recentemente tinha dois fracos pilares de luz semelhantes a chifres, que não se sabe o que causou. Provavelmente, segundo especialistas, está ligado à forma como o foguete despejou seu combustível.

A exibição durou apenas cerca de 10 minutos antes de desaparecer completamente quando o combustível congelado começou a se dispersar.

publicidade

Espiral da SpaceX invade registro de aurora na Polônia

Em algumas imagens, o fenômeno aparece junto com auroras no céu, resultantes de uma tempestade geomagnética de grau forte que foi causada pela incidência na atmosfera da Terra de material ejetado por uma erupção solar.

O fotógrafo Andrzej Błoński, da Polônia, gravou um vídeo em lapso de tempo da espiral enquanto a aurora dançava no céu.

publicidade
Zorza polarna i Falcon 9 – okolice Rzeszowa, 02.05.2024

Tym razem film poklatkowy ukazujący zorzę polarną i przelot rakiety kosmicznej Falcon 9 nad Podkarpaciem :).

Publicado por Fotografia – pasja, która uzależnia / Andrzej Błoński em Sexta-feira, 3 de maio de 2024

Recentemente, uma enorme espiral da SpaceX bombardeou a aurora boreal acima da Noruega, em março. Redemoinhos impressionantes também foram vistos sobre a Nova Zelândia em 2022 e no céu do Alasca, em 2023.

As espirais da SpaceX não são os únicos shows de luz causados pelos foguetes Falcon 9 na atmosfera. Enquanto eles caem na Terra, liberam produtos químicos que podem reagir com oxigênio ionizado na atmosfera superior, fazendo com que as moléculas se recombinem em átomos normais e emitam temporariamente luz vermelha brilhante como se fosse uma aurora. 

Esse processo forma “buracos” na ionosfera, fenômeno que, assim como as espirais da SpaceX, tem ocorrido com mais frequência conforme a empresa aumenta o volume de lançamentos.