O X (antigo Twitter) liberou o acesso ao Grok, chatbot estilo ChatGPT da xAI, nesta semana no Brasil. No entanto, a inteligência artificial (IA) está disponível apenas para assinantes da rede social.

Quem assina os planos Premium e Premium+ do X pode usar o Grok tanto no aplicativo do X quanto na versão web da rede social (aquela que dá para acessar pelo Chrome, Firefox, Safari).

publicidade

Leia mais:

Para acessar o chatbot da xAI, basta tocar no botão dedicado a ele na barra inferior (no aplicativo) ou na barra lateral (na versão web). Veja abaixo:

publicidade
Montagem com capturas de tela do Twitter com destaque para botão do Grok
(Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

A xAI é uma das empresas de Elon Musk, assim como o X. No caso da primeira, a startup foca na pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços com IA.

Grok tem ‘mais personalidade’, diz startup de Elon Musk

O Grok é a resposta de Elon Musk ao ChatGPT da OpenAI
(Imagem: Sina Salehian/Shutterstock)

A xAI promete que seu chatbot tem “mais personalidade” que os concorrentes (ChatGPT, da OpenAI; e Gemini, do Google, por exemplo). Além disso, o Grok responde perguntas rejeitadas por outros sistemas de IA.

publicidade

Outra peculiaridade do chatbot da xAI é que a IA tem acesso, em tempo real, ao que é postado no X. Para Musk, essa é “uma enorme vantagem em comparação a outros modelos [de linguagem]”.

Para Elizabeth Lopatto, repórter do The Verge, o chatbot de Musk é, acima de tudo, sem graça. Pelo menos, essa foi sua conclusão após analisar diversas capturas de tela do Grok postadas ou compartilhadas pelo bilionário no X.

publicidade

Confira abaixo alguns exemplos pinçados pela repórter (e tire suas conclusões):

A assinatura dos planos Premium e Premium+ do X chegam a custar R$ 60 e R$ 90 mensais, respectivamente. Mas dá para assinar planos anuais com desconto.