EA Games: dados financeiros refletem momento da indústria de jogos

Momento de baixo consumo de títulos na indústria de games reflete nas reservas financeiras da Electronic Arts
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 09/05/2024 03h05
EA
Imagem: Rick Neves/Shutterstock
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A Electronic Arts, empresa que produz games, não deverá ter durante o ano as reservas financeiras estimadas por especialistas da Wall Street. A empresa já prevê valores abaixo do que era esperado antes, conforme informa a Reuters.

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Uma das razões que explica as reservas menores é o momento em que a indústria de jogos atravessa, onde se vê, em alguns mercados, consumidores segurarem os gastos com games.

As ações da empresa caíram 2,5% nas negociações estendidas. A EA também autorizou um novo plano de recompra de ações de três anos, totalizando US$ 5 bilhões.

“A emissão de recompras ajudará a compensar parte do sentimento negativo no curto prazo, mas os editores de jogos devem trabalhar para uma recuperação assim que a próxima geração de consoles se apresentar”, disse Joost Van Dreunen, professor da Stern School of Business da NYU.

Electronic Arts
Electronic Arts. Imagem: ricochet64/Shutterstock

Queda no consumo de games preocupa empresas do setor

  • As previsões da EA são mais um indício de como a indústria dos games está sofrendo com o fato de que consumidores desse mercado estão comprando menos.
  • Grandes empresas, incluindo a japonesa Sony e a fabricante de “Grand Theft Auto”, Take-Two Interactive, já cortam custos agressivamente nos últimos meses para combater a incerteza econômica e a queda na procura de jogos.
  • No caso da EA, houve uma redução na força de trabalho da companhia em 5% em fevereiro, como parte de um plano de reestruturação, que inclui uma redução no espaço de escritórios.

A previsão para o ano fiscal de 2025 é de reservas que podem ficar na faixa de US$ 7,30 bilhões a US$ 7,70 bilhões, um valor menor do que os US$ 7,76 bilhões estimados por analistas financeiros do LSEG.

As vendas da EA no último trimestre do ano passado ficaram em US$ 1,67 bilhão, enquanto o estimado é que o faturamento chegasse a US$ 1,77 bilhão. Especialistas acreditam que o crescimento pode ser retomado a longo prazo com o lançamento de novos títulos populares, como Star Wars.

Eletronic Arts
Imagem: Shutterstock/Sergei Elagin
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.