O Android 15 (aparentemente) está prestes a trazer melhorias na estabilização de vídeo para funções de câmera em aplicativos de terceiros – isto é, aqueles que não vem instalados de fábrica (por exemplo: Instagram e TikTok).

Estabilização de vídeo pode melhorar em apps de terceiros no Android

  • A próxima atualização do sistema operacional Android, o Android 15, está configurada para introduzir melhorias significativas na estabilização de vídeo para aplicativos de terceiros, como Instagram e TikTok;
  • O Android 15 incluirá um novo recurso chamado “Eyes Free” na API Camera2, que permite que aplicativos de câmera de terceiros acessem extensões de câmera implementadas pelos fabricantes de celulares. Este recurso é projetado para estabilizar uma região ou objeto específico durante a captura de vídeo;
  • Com a implementação do “Eyes Free”, os usuários poderão usufruir de funcionalidades avançadas como detecção automática, efeitos bokeh, retoque facial, HDR e modos Noturno nos aplicativos de câmera de terceiros;
  • Esta atualização pode ajudar dispositivos Android a competir mais diretamente com os iPhones em termos de capacidades de vídeo, especialmente em plataformas de rede social onde a qualidade da captura de vídeo é crucial.

Este upgrade poderia ser a chave para tornar alguns dos melhores celulares Android concorrentes diretos – pelo menos, no quesito gravação de vídeos para redes sociais, por exemplo – dos melhores modelos de iPhone.

publicidade

Leia mais:

‘Eyes Free’ no Android 15 pode ajudar Instagram e TikTok

(Imagem: Samsung/Divulgação)

Mishaal Rahman, especialista em programação do Android Authority, descobriu que o Android 15 parece estar configurado para receber um novo recurso chamado “Eyes Free”, adicionado à API Camera2, que permite que aplicativos de câmera de terceiros acessem extensões implementadas pelos fabricantes de telefones.

No caso do Eyes Free, isso significa trazer a primeira extensão de câmera Android que pode ser usada na captura de vídeo. De acordo com a descrição do recurso, ele “visa bloquear e estabilizar uma região ou objeto de interesse específico”.

Portanto, a partir disso e do reportado por Rahman, dá para deduzir que o Eyes Free trará a estabilização de vídeo encontrada em aparelhos como o Samsung Galaxy S24 Ultra para aplicativos de terceiros voltados para vídeo, como Instagram e TikTok.

Isso significa que, além da estabilização de vídeo, aplicativos de terceiros poderiam acessar a detecção automática, bokeh, retoque facial, HDR e modos Noturno por meio da extensão Camera2.

Estabilização de vídeo pode melhorar no Android, mas e daí?

Homem usando celular do modelo Samsung Galaxy S23 Ultra
(Imagem: Gabo_Arts/Shutterstock)

Na prática, essas funcionalidades significam que os usuários podem aproveitar as opções de câmera e gravação em aplicativos de terceiros sem perceber uma grande queda na qualidade.

Sem isso, para obter as melhores fotos e vídeos, os usuários precisariam capturar as imagens no aplicativo de câmera nativo do celular e, em seguida, passar pelo processo de upload para um aplicativo de terceiros.

Fabricantes de celular podem implementar seus próprios pipelines de câmera para aplicativos de terceiros. Mas o recurso Eyes Free pode ajudar a impulsionar a captura de imagens em aparelhos Android em geral. E trazê-la mais para o nível do que os iPhones 15 e iPhone 15 Pro oferecem em aplicativos não nativos da Apple.