É possível ler e-books do Kindle em outro leitor digital, como Lev e Kobo?

Pode ler e-books do Kindle em outros e-readers? Entenda por que você não consegue transferir seus livros de um leitor digital para o outro
Por Samara Menezes, editado por Bruno Ignacio de Lima 10/05/2024 05h20, atualizada em 05/06/2024 10h58
kindle-785695_1280
Image by xxolaxx from Pixabay
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Kindle, da Amazon, é um dos e-readers mais reconhecidos e populares do mercado, revolucionando a forma como milhões de pessoas ao redor do mundo consomem livros e conteúdo digital. Desde o seu lançamento, o Kindle tem sido elogiado por sua facilidade de uso, portabilidade e ampla seleção de livros disponíveis para compra e download instantâneo.

Mas além do Kindle, existem muitos outros modelos de leitores digitais disponíveis, e muitos se perguntam: é possível ler os e-books adquiridos no Kindle em outros e-readers? A resposta curta é: não. Mas vamos explicar por quê.

Leita também:

Por que não posso ler e-books do Kindle em outros leitores digitais?

Ler e-book do Kindle
Foto de Maarten van den Heuvel / Unsplash


Infelizmente, os e-books do Kindle têm um formato proprietário chamado AZW ou AZW3, que é específico para os dispositivos Kindle e não é diretamente compatível com outros leitores de e-books, como os da Kobo ou Lev. Alguns usuários perpetuam o hábito de converter o formato original do arquivo para ler em outros leitores digitais, porém essa não é uma atitude recomendada, mesmo porque, os livros digitais disponibilizados no Kindle possuem DRM, ou seja, são protegidos por lei.

Nos próprios termos de serviço da Amazon para Kindle está claramente indicado que os e-books são destinados apenas para uso pessoal e não podem ser transferidos ou revendidos. Inclusive, transferir um e-book adquirido legalmente para outra pessoa sem permissão do detentor dos direitos autorais pode constituir uma violação dos direitos autorais e pode resultar em consequências legais.

É importante respeitar os termos e as políticas das plataformas de e-books ao adquirir e usar livros digitais. A maioria das outras plataformas de e-books também tem políticas semelhantes em vigor para proteger os direitos autorais e os interesses dos autores e editores.

O que significa DRM?

Image by Martin from Pixabay


DRM significa “Digital Rights Management” (Gerenciamento de Direitos Digitais) e é um conjunto de tecnologias e técnicas usadas para proteger os direitos autorais de conteúdo digital, como e-books, músicas, vídeos e software. O DRM é projetado para controlar o acesso, o uso e a distribuição desses conteúdos, limitando as ações que os usuários podem realizar com eles.

No caso do Kindle, a Amazon possui um DRM proprietário, que é um sistema fechado que não é interoperável com outros sistemas de DRM e está vinculado à loja online que o desenvolveu. Isso significa que os livros digitais da Amazon só pode ser acessado e reproduzido em dispositivos ou softwares disponibilizados pela própria empresa.

O Kindle aceita livros digitais comprados em outras lojas?

Não, o Kindle não suporta diretamente e-books comprados em outras lojas que não a Amazon. Os e-books adquiridos em outras lojas geralmente têm formatos diferentes e podem estar protegidos por DRM que não são compatíveis com o Kindle.

Samara Menezes
Colaboração para o Olhar Digital

Samara Menezes é jornalista formada pelo Centro Universitário FiamFaam. Já trabalhou como jornalista responsável pela revista SBACV em Pauta, e hoje trabalha como colaboradora no Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.