Imagem: Shutterstock/Branislav Nenin
O hábito de sempre temperar a comida já no prato com sal pode estar colocando o seu estômago em risco. Uma pesquisa do Reino Unido investigou se existia ligação entre o consumo de sal e o câncer de estômago na população adulta. O resultado indica que aqueles que sempre salgavam o alimento após o cozimento tinham risco 41% maior de desenvolver a doença.
A nova descoberta é da Universidade Médica de Viena (MedUni Vienna) e baseia-se em informações sobre a saúde de 471.144 pessoas disponíveis no UK Biobank, um grande banco de dados populacional.
As suspeitas de que o sal possa ter relação com o câncer de estômago não são novas na medicina. A principal hipótese sugere um enfraquecimento do revestimento do órgão causado pelo sal presente em excesso nos alimentos. Nesse caso, a bactéria H. pylori, fator de risco associado ao câncer, consegue se proliferar com mais facilidade e provocar a doença.
Pesquisas já investigaram o assunto anteriormente, principalmente na Ásia Oriental, onde as taxas de incidência do câncer de estômago são maiores. O novo estudo procura compreender a situação no Reino Unido.
Leia mais:
Durante o estudo, a equipe de pesquisa perguntou aos participantes se adicionavam sal às comidas não cozidas nunca, às vezes ou sempre. Também acompanhou dados de pessoas com câncer de estômago.
E o que eles descobriram?
Embora o estudo tenha usado uma grande amostra, o número de casos não foi suficiente para avaliar totalmente influências como idade, sexo, etnia, infecção por H. pylori ou tabagismo. Além disso, a falta de dados detalhados sobre a ingestão de sal através dos alimentos limitou a análise sobre o impacto do sal na dieta e seu vínculo com o câncer de estômago.
Apesar dessas limitações, o estudo ainda oferece uma perspectiva sobre a relação entre o consumo de sal e o risco de câncer de estômago em outro grupo étnico, até então pouco abordado. Detalhes da pesquisa foram publicados na revista Gastric Cancer.
Esta post foi modificado pela última vez em 10 de maio de 2024 16:18