A OpenAI anunciou nesta segunda-feira (13) o lançamento do GPT-4o, uma nova versão do modelo de linguagem GPT-4 que alimenta o famoso ChatGPT. Segundo a empresa, a atualização mais recente é muito mais rápida e oferece melhorias nos recursos de texto, visão e áudio.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber sobre o GPT-4o

O GPT-4o é “um passo em direção a uma interação humano-computador muito mais natural – ele aceita como entrada qualquer combinação de texto, áudio e imagem e gera qualquer combinação de saídas de texto, áudio e imagem“, diz o anúncio oficial na página da empresa.

  • O CEO da OpenAI, Sam Altman, disse no x que o modelo é “nativamente multimodal”, o que significa que pode gerar conteúdo ou compreender comandos em voz, texto ou imagens.
  • É nosso melhor modelo de todos os tempos. É inteligente, rápido e nativamente multimodal“, diz a postagem do executivo.
  • Ele pode responder a entradas de áudio em apenas 232 milissegundos, o que é semelhante ao tempo de resposta humano em uma conversa.
  • Também foram implementadas melhorias significativas em texto “em idiomas diferentes do inglês“.
  • O GPT-4o também é melhor na compreensão de imagem e áudio em comparação com outros modelos existentes.
  • Desenvolvedores poderão usar a API do GPT-4o, que custa metade do preço e é duas vezes mais rápida que o GPT-4-turbo, acrescentou Altman.

Novo modelo será gratuito para todos

A nova versão do GTP-4 será gratuita para todos os usuários do ChatGPT. Recursos de texto e imagem do GPT-4o começam a ser implementados ainda hoje no chatbot. Para usuários pagos Plus, os limites de mensagens serão até 5x maiores.

publicidade
Imagem: Markus Mainka/Shutterstock

Antes do lançamento, rumores apontavam que OpenAI poderia revelar um mecanismo de busca com inteligência artificial para rivalizar com o Google, um assistente de voz integrado ao GPT-4, ou um modelo totalmente novo e aprimorado, o GPT-5. O que acabou não acontecendo.

De qualquer maneira, vale mencionar que a novidade chega apenas um dia antes do Google I/O, a principal conferência da gigante da tecnologia, em que também veremos o lançamento de vários produtos relacionados à IA.