Jornais britânicos alertam Apple sobre bloquear anúncios no Safari

Ferramenta que pode chegar ao Safari teria impacto negativo nas receitas publicitárias dos sites de jornalismo
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Ignacio de Lima 13/05/2024 20h35
safari
Imagem: Primakov/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um grupo de jornais britânicos está preocupado com uma medida da Apple que visa bloquear anúncios de sites do Safari, o navegador oficial do iPhone. As informações são da Reuters.

A Apple planeja lançar uma ferramenta chamada “apagador da web”. Ela seria um recurso de privacidade baseado em IA, e chegaria ao Safari na próxima atualização de sistema do iPhone, com o iOS 18. A ideia é que o recurso permita remover anúncios ou outro conteúdo indesejado de sites.

No entanto, a News Media Association (NMA) acredita que uma ferramenta deste tipo pode colocar em risco a sustentabilidade financeira do jornalismo. O órgão considera que bloquear a publicidade de sites jornalísticos afetaria as receitas digitais da indústria.

Leia mais:

Para tratar do assunto, a NMA enviou na semana passada uma carta ao chefe de assuntos governamentais da Apple no Reino Unido.

A carta argumenta para a empresa criadora do iPhone que o jornalismo profissional necessita de financiamento e que a publicidade é atualmente uma fonte de receitas fundamental para muitos editores de veículos digitais do jornalismo.

Junto a isso, a NMA expressou na carta uma preocupação com a responsabilidade editorial caso ferramentas de inteligência artificial fossem usadas para remover ou alterar seletivamente o conteúdo dos artigos.

NMA e Apple vão se reunir para discutir bloqueio de anúncios no Safari

  • A NMA convocou uma reunião entre os editores dos jornais britânicos e a Apple;
  • O encontro será para discutir as implicações potenciais que podem ocorrer financeiramente na indústria jornalistica digital com o lançamento do “apagador da web” do Safari.
  • O grupo de jornais que compõe a NMA possui veículos nacionais, regionais e locais com sede no Reino Unido.
Imagem: Primakov/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.