Acompanhar viagens espaciais tripuladas é muito interessante, mas você já parou para refletir sobre o processo de preparo ao qual os tripulantes devem se submeter para viajarem em uma nave e realizar missões fora da Terra? Pensando nisso, separamos algumas informações para explicar como os astronautas se adaptam à vida no espaço.

Leia mais:

publicidade

Como os astronautas se adaptam à vida no espaço?

astronauta
Imagem: Vadim Sadovski/Shutterstock

Pode parecer fácil colocar um traje espacial, entrar numa nave e ficar flutuando na gravidade zero. Contudo, cada passo até o lançamento da nave é muito mais difícil do que podemos imaginar.

Antes de sequer serem aprovados para a viagem espacial, os tripulantes precisam passar por uma série de desafios que testam os limites do corpo e da mente. No quesito físico, é possível citar simulações em câmaras de gravidade zero, sobrevivência no ambiente espacial, cooperação em equipe e treinamento de comunicação. Somado a isso, constam a realização de exercícios físicos regulares a fim de evitar que, uma vez no espaço, percam massa muscular e densidade óssea, então são realizados testes de resistência em esteira, bicicleta e até levantamento de peso.

publicidade

Sobre a alimentação, é imprescindível estar relativamente habituado ao tipo de comida que terão acesso no espaço. Por isso, antes de decolarem, é interessante que tenham um contato regular com a comida desidratada, que é uma das formas de alimentação a qual terão à sua disposição na nave.

Os astronautas da NASA Butch Wilmore, Suni Williams e Mike Fincke. Crédito: Boeing

Os trajes também precisam passar por testes rigorosos e serem capazes de aguentar mudanças bruscas de temperatura e resistir ao vácuo e à radiação. Os astronautas também contam com sistemas individuais de suporte à vida, que disponibilizam controle térmico e oxigênio dentro do traje.

publicidade

Outro fator muito importante é que a formação acadêmica dos tripulantes não apenas seja coerente com o objetivo da missão, mas que seja implementada por conhecimentos que os ajudem a controlar a nave, realizar reparos de software e hardware, e muito mais. Além disso, devem possuir um conhecimento multifacetado em diferentes áreas, como biologia, física, matemática, medicina e engenharia.

Uma vez flutuando no espaço, os astronautas passam, ainda, por mais processos de adaptação. É possível citar que eles devem ter um controle eficiente de seu sono, visto que a ausência de gravidade e a iluminação artificial da neve impactam negativamente no ciclo do sono.

publicidade

Também devem se movimentar de forma adequada para não avariar o traje ou a parte interna da nave, adaptar-se a nova dieta, lidar com o isolamento social (com exceção dos demais tripulantes), manejar conflitos com seus companheiros, e realizar diferentes formas de manutenção para manter a nave funcionando e as reservas de comida e água suficientes.

Por fim, também é importante citar que eles devem fazer exercícios físicos regularmente dentro da neve, caso contrário, podem sofrer quedas nos quadros de saúde.