Modelo 3D do HEPS (Imagem: Institute of High Energy Physics, Chinese Academy of Sciences/Reprodução)
A China se juntará aos poucos países com raio-X de luz síncrotron de quarta geração, sendo o primeiro da Ásia a fazê-lo. A instalação Fonte de Fótons de Alta Energia (HEPS) possibilitará investigar a estrutura molecular e atômica de amostras em tempo real, um avanço para diferentes áreas da ciência que deve ficar pronto até o final deste ano.
O Brasil também possui seu próprio acelerador de partículas de quarta geração, o Sirius, em Campinas.
Leia mais:
A luz síncrotron permite enxergar interações atômicas e moleculares de amostras e elementos químicos, e suas interações entre si em tempo real.
Segundo Ye Tao, cientista de linhas de luz do Instituto de Física de Altas Energias (IHEP) da Academia Chinesa de Ciências, em Pequim, que trabalha com o HEPS, a instalação vai impactar todos os campos da ciência, com exceção da matemática. Por exemplo, com ele será possível analisar estruturas atômicas de proteínas de vírus que, do contrário, levariam dias para serem investigadas.
Já existem outras tecnologias como esta espalhadas pelo mundo, como versões de terceira geração, mas a nova instalação de raio-x síncrotron será de quarta geração.
O HEPS será a primeira instalação de raio-x síncrotron na Ásia, colocando a China como um poucos países a ter uma tecnologia de quarta geração. Ele ficará em Huairou, a cerca de 50 quilômetros de Pequim, e custou 4,8 bilhões de yauns, cerca de R$ 3,4 bilhões.
De acordo com a revista Nature, até o final de junho, a equipe responsável pelo projeto espera terminar a instalação do sistema de câmara de vácuo, componente fundamental para manter o brilho e a estabilidade dos raios de luz.
O HEPS, na China, será um dos únicos aceleradores de quarta geração do mundo, mas não o único.
Outras instalações ficam na Suécia (o Laboratório MAX IV), na França (o European Synchrotron Radiation Facility’s Extremely Brilliant Source) e nos Estados Unidos (o Advanced Photon Source).
O Brasil também conta uma instalação de quarta geração: o Sirius, localizado em Campinas.
Esta post foi modificado pela última vez em 14 de maio de 2024 17:42