Google Gemini permitirá criar o seu próprio chatbot de IA

Novo recurso chamado Gemini ‘Gems’ permite criar um chatbot com personalidades e habilidades próprias
Gabriel Sérvio14/05/2024 17h39
Pessoa usando celular com logomarca do Gemini atrás
(Imagem: rafares/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google “turbinou” o Gemini com vários novos recursos. Um deles foi o “Gems”, uma nova opção de personalização apresentada no Google I/O 2024 que permite criar assistentes personalizados de IA para realizar uma série de tarefas.

Leia mais:

Chatbot de IA com personalidade própria

  • Segundo o Google, o usuário poderá fazer do Gemini um companheiro para exercícios na academia, por exemplo, ou um assistente para programação, escrita e muita mais.
  • A configuração de um Gem acontece por comandos do usuário, que diz o que o assistente deve fazer e como interagir com perguntas.
  • É possível, por exemplo, ajustar a personalidade para o assistente ser mais otimista ou motivador.
  • No fim, o Gemini cria um chatbot de IA customizado baseado nas informações adicionadas pelo usuário.
gemini
(Imagem: rafapress/Shutterstock)

Quando o Gems estará disponível e quem pode usar?

O Gems estará disponível em breve, o Google ainda não divulgou uma data exata. Apenas assinantes do Gemini Advanced terão acesso ao recurso, informou a empresa. No Brasil, o Gemini Advanced é oferecido por meio de um plano chamado AI Premium, que custa R$ 97 por mês.

A nova função do Gemini é uma resposta à GPT Store, da OpenAI, que também permite criar e compartilhar versões personalizadas do ChatGPT.

Gemini é integrado no Docs, Drive, Gmail e mais

Na conferência de desenvolvedores, o Google também anunciou a integração do Gemini 1.5 Pro, seu mais recente modelo de linguagem, na barra lateral direita dos aplicativos do Workspace, incluindo Docs, Sheets, Slides, Drive e Gmail.

A meta é melhorar a conectividade entre esses aplicativos, utilizando um único assistente virtual capaz de acessar e gerenciar os dados do usuário em todas as plataformas. Saiba mais sobre a novidade aqui.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.