Anvisa libera venda de álcool líquido 70% no RS em meio a enchentes
Imagem: reprodução/redes sociais
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a venda temporária de álcool líquido 70% no Rio Grande do Sul. O produto é usado na limpeza de objetos e higienização das mãos, combatendo a proliferação de microrganismos em meio as enchentes históricas que atingem o estado gaúcho.
Desde o dia 29 de abril, a venda de álcool líquido 70% havia sido proibida no país. A liberação da comercialização e doação do produto apenas no Rio Grande do Sul vale até o dia 31 de agosto deste ano, podendo ser prorrogada.
Segundo a Anvisa, “o produto é eficaz na prevenção da proliferação de microrganismos prejudiciais à saúde e é especialmente relevante neste momento, em que as pessoas podem não ter acesso a métodos adequados de limpeza, higienização de objetos, antissepsia das mãos e outras ações fundamentais para evitar doenças relacionadas a situações de enchentes”.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária destaca que os produtos precisam estar em dia com a regularização. As informações são da Agência Brasil.
Venda do álcool líquido 70% foi proibida no país em abril (Imagem: divulgação/CFF)
Tragédia climática no Rio Grande do Sul
De acordo com o mais recente balanço da Defesa Civil, subiu para 147 o número de mortes confirmadas pelas fortes chuvas e enchentes que atingem o estado gaúcho.
São 127 pessoas desaparecidas, mais de 538 mil desalojadas e aproximadamente 80 mil em abrigos.
A tragédia climática causou impactos severos em 447 dos 497 municípios gaúchos, afetando diretamente mais de dois milhões de pessoas.
O lago Guaíba atingiu o maior nível da história, passando dos 5 metros e 30 centímetros.
Apesar da água ter baixado nos últimos dias, as intensas chuvas que voltaram a atingir o estado fizeram o nível dos rios voltarem a subir.
Especialistas alertam que o Guaíba pode atingir 5 metros e 50 centímetros nas próximas horas, estabelecendo um novo recorde.
Um dos pontos que continua completamente alagado em Porto Alegre é o Aeroporto Internacional Salgado Filho, que anunciou a suspensão de todas as operações até 30 de maio.
Na região Sul, a Lagoa dos Patos também começou a inundar alguns municípios, caso de Rio Grande.
Em 2023, uma série de desastres climáticos causou uma verdadeira devastação no Rio Grande do Sul.
Foram registradas 16 mortes em junho, 54 em setembro e outras 5 em novembro.
Esta post foi modificado pela última vez em 14 de maio de 2024 09:49