Nesta terça-feira (14), a Aeronáutica confirmou ao blog da jornalista Ana Flor que a concessionária administradora do Aeroporto Salgado Filho, localizado em Porto Alegre (RS), a Fraport, deverá pedir mais 90 dias de interdição de voos no terminal, de modo que o aeroporto só deve retomar suas operações em setembro.

Por sua vez, a Fraport não confirmou a informação até o momento. O último dado passado pela empresa foi por volta de 20h15 desta terça-feira (14), reiterando que o pedido de interdição vai até 30 de maio (leia a nota na íntegra mais abaixo).

publicidade

Leia mais:

Ao mesmo tempo, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu a comercialização de passagens aéreas para voos saídos do Salgado Filho, bem como os que tenham destino o terminal porto-alegrense.

publicidade

Fraport pedirá mais prazo para reabrir Salgado Filho?

  • Os pedidos da Fraport para adiamento para reabertura do aeroporto são feitos pelo sistema de mensagens Notam, que divulga alterações e restrições dos aeroportos brasileiros;
  • A solicitação mais recente se dá pelo alagamento do terminal e da pista de decolagem e aterrisagem;
  • O Salgado Filho está fechado desde 3 de maio, após as fortes chuvas que arrasaram o Rio Grande do Sul;
  • Por sua vez, o Ministério dos Portos e Aeroportos disse que está esperando que a água abaixe na pista e no terminal para que a Fraport diagnostique os danos, especialmente na área de pousos e decolagens;
  • O Fantástico visitou o aeroporto e visualizou o estado do andar térreo, ainda tomado pela água e com animais mortos, enquanto os demais andares começam a emanar cheiro de comida estragada.

Interrupção da venda de passagens

A Anac informou que a decisão de suspender a venda de passagens com destino e origem o aeroporto Salgado Filho se deu para “resguardar os interesses dos usuários do transporte aéreo”. A expectativa é que a medida se mantenha até nova avaliação do órgão.

A proibição da comercialização de passagens, que vigorará até nova avaliação pela Agência, abrange todos os canais de comercialização, inclusive sistemas que disponibilizem vendas por terceiros, como agências de viagem e outros intermediários que possam comercializar os bilhetes.

Anac, em nota

Também em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB), além de destacar o envio de alterações e restrições temporárias via Notam, a partir do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, disse ainda que, atualmente, há pedido de interdição somente até 30 de maio por alagamento e que, até o momento, não houve pedido de ampliação do prazo pela concessionária.

publicidade

Leia, a seguir e na íntegra, a nota da Fraport:

A Fraport Brasil esclarece que não procedem as informações que circulam na imprensa sobre data de reabertura do aeroporto de Porto Alegre e reitera que segue válido até o dia 30/5 o NOTAM (Notice to Airman) emitido no último dia 6/5. A concessionária informa ainda que as operações no Porto Alegre Airport seguem suspensas por tempo indeterminado. No momento, não temos estimativa dos danos causados pela enchente. Após as águas baixarem, teremos condições de avaliar em detalhes os impactos na infraestrutura aeroportuária.

Fraport, em nota