Imagem: Lockheed Martin
O retorno das viagens aéreas supersônicas está mais perto da realidade graças ao Quest X-59, a aeronave silenciosa da NASA. Segundo a última atualização divulgada nesta quarta-feira (15) pela agência espacial, o avião está cada vez mais perto de decolar.
Um conselho composto por especialistas independentes concluiu um estudo sobre o projeto X-59 em relação à segurança e perigos potenciais durante testes de solo e de voo. A NASA declarou que se trata de passo marcante para a progressão do projeto “em direção ao voo“.
Leia mais
O conselho fornecerá à equipe do X-59 insights e recomendações para verificações sistemas no solo e no primeiro voo, informou Cathy Bahm, gerente do projeto. “É realmente um momento emocionante”, acrescentou.
Há etapas que ainda precisam ser concluídas antes do início dos voos. Os próximos testes de solo, por exemplo, serão focados na integração de sistemas de funcionamento do motor e na interferência eletromagnética.
A NASA e a Lockheed Martin, empresa selecionada para fabricar a aeronave, também estão desenvolvendo uma maneira de reduzir o som do estrondo sônico (quando o avião ultrapassa a barreira da velocidade do som) para algo mais silencioso — o voo supersônico comercial sobre terra foi proibido há mais de 50 anos justamente pelo barulho dos estrondos sônicos.
É esperado que o X-59 forneça dados que podem revolucionar as viagens aéreas no futuro, abrindo caminho para uma nova geração de aeronaves comerciais supersônicas.
Esta post foi modificado pela última vez em 15 de maio de 2024 20:42