A Boom Supersonic anunciou que seu protótipo de jato supersônico passou por testes em solo e obteve um certificado experimental de aeronavegabilidade da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês).

  • Diversos projetos têm sido desenvolvidos com o objetivo de reintroduzir voos comerciais supersônicos, um cenário que foi interrompido com a aposentadoria do Concorde em 2003.
  • Esses projetos se encontram em várias fases de desenvolvimento, ou não desenvolvimento, à medida que os avanços na engenharia aguardam financiamento disponível.
  • No entanto, um dos maiores desafios é o desenvolvimento de designs de fuselagem e asa capazes de transformar o infame estrondo sônico em um estrondo abafado, não mais alto do que o fechamento de uma porta de carro.

Leia mais:

publicidade

No Mojave Air & Space Port, localizado na cidade de Mojave, na Califórnia, a Boom vem realizando testes em solo de seu protótipo de jato supersônico XB-1 em escala de um terço, como parte do projeto de desenvolvimento de sua aeronave comercial supersônica Overture. A fase mais recente desses testes incluiu testes de taxiamento em preparação para o voo inaugural.

avião supersônico
Teste de taxiamento do XB-1. Imagem: Boom

Além dos testes em solo, a FAA concedeu ao XB-1 um certificado experimental de aeronavegabilidade que permitirá que a aeronave de teste realize seu primeiro voo com o Piloto de Teste Chefe Bill “Doc” Shoemaker e o Piloto de Teste Tristan “Gepetto” Brandenburg nos controles. Além do trabalho em simuladores, os pilotos estão treinando com um treinador T-38, que também atuará como avião de perseguição durante os testes de voo.

publicidade

Com um fuselagem de composto de carbono e titânio e uma asa delta modificada com envergadura de 5,2 metros, o XB-1 é impulsionado por três motores General Electric J85 que queimam Combustível de Aviação Sustentável (SAF), fornecendo um empuxo combinado de 12.300 libras (cerca de 5,6 toneladas), permitindo-lhe voar a Mach 1,7.

É apropriado que o XB-1 esteja progredindo em direção ao primeiro voo no Mojave Air & Space Port, lar de mais de 50 primeiros voos e outros eventos significativos de aviação. Estou ansioso para voar o XB-1 aqui, construindo sobre as conquistas de outros engenheiros e pilotos talentosos que nos inspiram todos os dias a tornar a viagem supersônica algo comum.

Bill “Doc” Shoemaker, Piloto de Teste Chefe da Boom Supersonic

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!