Uber adquire Foodpanda, delivery de Taiwan, por R$ 4,87 bilhões

Acordo depende de aprovação regulatória e se espera que seja concluído na primeira metade de 2025
Rodrigo Mozelli15/05/2024 18h34
Uber
Imagem: Alex Millauer/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Uber confirmou a aquisição da Foodpanda, empresa de delivery de Taiwan detida pela Delivery Hero, por US$ 950 milhões (R$ 4,87 bilhões, na conversão direta) em dinheiro.

O acordo depende de aprovação regulatória e se espera que seja concluído na primeira metade de 2025, conforme nota enviada pelas empresas na segunda-feira (13). Em acordo separado, a Delivery Hero venderá US$ 300 milhões (R$ 1,54 bilhão) em novas ações ordinárias à Uber.

Leia mais:

“Precisamos focar nossos recursos em outras partes de nossa presença global, onde sentimos que temos o maior impacto para clientes, fornecedores e dirigentes”, afirmou Niklas Östberg, cofundador e CEO da Delivery Hero, segundo a CNBC.

Foodpanda agora é da Uber

  • Pierre-Dimitri Gore-Coty, vice-presidente sênior de delivery da Uber, disse que o mercado de Taiwan é “ferozmente competitivo”;
  • Ele também afirmou que a aquisição pode ajudá-los a crescer em mercado “onde as plataformas online de delivery de comida ainda representam, hoje, apenas uma pequena parte da paisagem de delivery de comida”;
  • A Foodpanda é uma das maiores plataformas de delivery de comida da Ásia, com presença em Singapura, Malásia, Tailândia, Filipinas, Hong Kong, entre outras;
  • Em 2016, a empresa foi adquirida pela alemã Delivery Hero.

Motoboy do Uber Eats ao lado de dois do Foodpanda; plataformas dominam mercado de delivery de comida em Taiwan (Imagem: Vidpen/Shutterstock)

Hoje em dia, o mercado de delivery de comida de Taiwan é dominado pela Foodpanda e Uber Eats. Dados da plataforma de insights Measurable AI atualizados até agosto revelaram que a Foodpanda teve 52% de fatia do mercado por volume de pedidos em Taiwan, enquanto o Uber Eats concentrou os demais 48%.

A aquisição pode ser uma das maiores internacionalmente falando em Taiwan, sem incluir a indústria de chips, segundo a nota conjunta.

Em fevereiro, a Delivery Hero informou que tinha encerrado conversas para vender a Foodpanda em mercados selecionados. Östberg afirmou à CNBC no mesmo mês que a empresa estava “feliz” com a Foodpanda no sudeste da Ásia “para sempre”.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.