A Uber confirmou a aquisição da Foodpanda, empresa de delivery de Taiwan detida pela Delivery Hero, por US$ 950 milhões (R$ 4,87 bilhões, na conversão direta) em dinheiro.
O acordo depende de aprovação regulatória e se espera que seja concluído na primeira metade de 2025, conforme nota enviada pelas empresas na segunda-feira (13). Em acordo separado, a Delivery Hero venderá US$ 300 milhões (R$ 1,54 bilhão) em novas ações ordinárias à Uber.
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“Precisamos focar nossos recursos em outras partes de nossa presença global, onde sentimos que temos o maior impacto para clientes, fornecedores e dirigentes”, afirmou Niklas Östberg, cofundador e CEO da Delivery Hero, segundo a CNBC.
Foodpanda agora é da Uber
- Pierre-Dimitri Gore-Coty, vice-presidente sênior de delivery da Uber, disse que o mercado de Taiwan é “ferozmente competitivo”;
- Ele também afirmou que a aquisição pode ajudá-los a crescer em mercado “onde as plataformas online de delivery de comida ainda representam, hoje, apenas uma pequena parte da paisagem de delivery de comida”;
- A Foodpanda é uma das maiores plataformas de delivery de comida da Ásia, com presença em Singapura, Malásia, Tailândia, Filipinas, Hong Kong, entre outras;
- Em 2016, a empresa foi adquirida pela alemã Delivery Hero.

Hoje em dia, o mercado de delivery de comida de Taiwan é dominado pela Foodpanda e Uber Eats. Dados da plataforma de insights Measurable AI atualizados até agosto revelaram que a Foodpanda teve 52% de fatia do mercado por volume de pedidos em Taiwan, enquanto o Uber Eats concentrou os demais 48%.
A aquisição pode ser uma das maiores internacionalmente falando em Taiwan, sem incluir a indústria de chips, segundo a nota conjunta.
Em fevereiro, a Delivery Hero informou que tinha encerrado conversas para vender a Foodpanda em mercados selecionados. Östberg afirmou à CNBC no mesmo mês que a empresa estava “feliz” com a Foodpanda no sudeste da Ásia “para sempre”.