Olhar do Amanhã: qual é o futuro da mobilidade?

Dos carros elétricos aos voadores, estamos em um momento de transformação na mobilidade e isso é assunto para Alvaro Machado Dias
Júlia Dal Rovere15/05/2024 21h07, atualizada em 15/05/2024 22h17
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na edição da coluna Olhar do Amanhã desta quarta-feira (15), o neurocientista e colunista do Olhar Digital, Alvaro Machado Dias, falou sobre as transformações na mobilidade. Já estamos falando de carros voadores! 

Mas como funciona essa realidade na prática? Fala Dr. Alvaro!

Eu não vejo com bons olhos. Olha só, a grande questão nas cidades, em última análise, é a falta de uma lógica para o deslocamento de grandes contingentes humanos. Esse é o problema essencial. Esse é o problema essencial hoje. Foi há 20/30, 50 anos atrás, e será para os próximos 20/30, 50 anos, no mínimo. Quando a gente vai para uma solução individualizada, naturalmente, a gente deixa de botar esforço e importância nessas soluções coletivas que, na prática, dão muito mais certo. Isso é comprovadamente, é observado nas mais variadas cidades que tiveram essas iniciativas. Então, coisas muito triviais, uma malha de metrôs eficiente é muito mais vantajosa para as pessoas do que uma nova tecnologia de deslocamento individual.
Alvaro Machado Dias

A coluna Olhar do Amanhã é exibida toda quarta-feira durante o Olhar Digital News. Acompanhe!

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.