A Toyota ficou com a pior pontuação entre todas as montadoras avaliadas pelo relatório anual do InfluenceMap sobre lobby climático. Não é a primeira vez que a montadora japonesa amarga o resultado, destaca o Electrek. Em outras oportunidades, a marca também ficou em último lugar nas classificações de engajamento em políticas climáticas.

Leia mais:

publicidade

O que é o relatório climático do InfluenceMap

  • O documento classifica fabricantes de automóveis baseado no quanto fazem para tentar impedir o avanço de políticas e metas climáticas.
  • O InfluenceMap analisa, por exemplo, em quantos relatórios as empresas são a favor ou contra objetivos de política climática.
  • A pontuação é divida em diferentes quesitos. Um deles é quais são os planos de fabricação de carros elétricos do fabricante.
toyota
Imagem: Anton Pentegov / Shutterstock.com

Quem liderou a lista mais recente foi a Tesla, que, segundo o relatório, apoia políticas climáticas e faz parte de grupos que promovem políticas climáticas positivas. Outras montadoras também receberam elogios por movimentos positivos neste sentido, como Ford, GM, Volkswagen e Mercedes.

Uma pontuação baixa pode repercutir negativamente, já que, pelo menos no papel, mostra que uma empresa se preocupa menos com emissões e sustentabilidade do que outras. A marca japonesa não ficou sozinha. Outras de origem nipônica também ficaram com classificação mais baixa, com exceção da Nissan. O motivo? A demora da indústria local em eletrificar sua frota.

publicidade

Para mais detalhes sobre as classificações, veja o relatório completo aqui.

Toyota e Nissan se uniram para avanços em IA 

Vale lembrar que no fim de abril a Toyota e a Nissan confirmaram uma parceria com as chinesas Tencent e Baidu por avanços da inteligência artificial (IA) no mercado de veículos. Segundo informações da Reuters, o negócio vem justamente como tentativa das gigantes do setor automotivo de se adaptar as mudanças tecnológicas e recuperar posicionamento de destaque.