Durante o Google I/O 2024, realizado na última quarta-feira (15), a empresa revelou o Wear OS 5, mostrando as melhorias que a próxima geração do sistema operacional para smartwatches vai receber.

A versão final do Wear OS 5 ainda não tem data para ser lançada, mas a versão de testes para desenvolvedores já está disponível e apresenta maior duração da bateria.

publicidade

Leia mais:

O Google diz que o Wear OS 5 consumirá 20% menos energia do que o Wear OS 4 se o usuário correr uma maratona. O Wear OS 4 já havia apresentado melhorias na duração da bateria para os smartwatches que o suportam.

publicidade

A empresa também forneceu aos desenvolvedores novo guia sobre como economizar energia e bateria para poderem criar aplicativos mais eficientes.

publicidade
wear os
Imagem: Kamil Smyk/Shutterstock

Ainda foram anunciados novos recursos no formato Watch Face, permitindo que os desenvolvedores criem mais tipos de faces para os relógios que mostram diferentes tipos de informações.

Será possível, por exemplo, a criação de aplicativos que podem mostrar rapidamente informações meteorológicas atuais com esta atualização, incluindo temperatura e chances de chuva.

publicidade

Aplicativos antigos poderão ganhar utilidade com Google Wear OS 5

  • O Wear OS 5 também pode dar origem a novos aplicativos e novas funcionalidades em aplicativos antigos, segundo o Engadget;
  • A API Health Connect do Google para a plataforma permitirá que os aplicativos acessem os dados do usuário mesmo quando estiverem sendo executados apenas em segundo plano;
  • Os aplicativos poderão acessar informações de saúde dos últimos 30 dias, desde que os usuários concedam permissão explícita antes que os aplicativos possam aproveitar os dois recursos;
  • Por fim, a API Health Services do Wear OS 5 oferece suporte a novos tipos de dados para corrida, como tempo de contato com o solo e comprimento da passada.

Mesmo sem data oficial de lançamento, na linha do tempo e nos dispositivos que suportam a plataforma atual, o Wear OS 5 poderá ser lançado com o Samsung Galaxy Watch7 ou o Pixel Watch 3 ainda este ano.

WearOS
Imagem: Divulgação/Google