Google usará IA para bloquear celulares roubados

O recurso será lançado pelo Google ainda este ano para dispositivos com sistema operacional Android mais recente
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 16/05/2024 11h37
Roubo de celular
Imagem: Jacob Lund/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google anunciou que irá usar inteligência artificial para detectar roubos de smartphones e bloquear a tela em poucos instantes. O recurso “bloqueio de prevenção de roubo” será lançado ainda este ano para dispositivos com sistema operacional Android mais recente.

Leia mais

IA também vai atuar contra ligações fraudulentas

Segundo a empresa, o novo sistema será ativado se o dispositivo detectar “um movimento comum associado ao roubo”, como se um ladrão pegasse um telefone da mão do dono e tentasse correr, andar de bicicleta ou dirigir com ele.

A medida faz parte dos esforços para combater o aumento no número de roubos de telefones. A principal preocupação é evitar que informações financeiras sensíveis e dados pessoais armazenados nos dispositivos móveis, além do próprio aparelho, caíam na mão de criminosos.

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado em julho apontam que o Brasil registrou um crescimento de 16,6% de furtos e roubos de telefones celulares no período de um ano, passando de 853 mil casos em 2022 para 999,2 mil ocorrências no ano passado. A média é de 114 celulares roubados por hora no país, cerca de dois a cada minuto.

O Google também usará a IA Gemini para detectar padrões associados a ligações fraudulentas e alertar o dono do smartphone sobre o risco de golpe. O usuário receberá um alerta caso alguém se passando por representante de banco solicite transferências com urgência, pagamento com cartão ou informações pessoais, como senhas.

Google
Novo sistema anunciado pelo Google deve entrar em operação ainda em 2024 (Imagem: achinthamb/Shutterstock)

iPhones já contam um sistema antirroubo

  • Em janeiro, a Apple lançou um recurso aos iPhones para dificultar que mesmo ladrões que têm o código de desbloqueio de um celular roubado acessem senhas salvas, façam operações financeiras por meio de aplicativos e restaurem os padrões de fábrica para vender os aparelhos.
  • A ferramenta, chamada de “Proteção de dispositivo roubado”, apareceu pela primeira vez em versão de testes de 12 de dezembro.
  • O sistema impõe camadas de autenticação adicionais quando o iPhone está longe de locais conhecidos, como casa ou trabalho.
  • A novidade está disponível desde a atualização dos aparelhos para a versão do iOS 17.3, que estreou em 23 de janeiro. 
  • As informações são da Folha de São Paulo.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.