O próximo sistema operacional da Apple, o iOS 18, tem previsão de ser lançado ainda em 2024. E entre as novidades que a atualização vai trazer, três recursos chegarão ao Apple CarPlay. As informações são do Tom’s Guide.

Leia mais:

publicidade

As três novas ferramentas que o aplicativo do Apple CarPlay deve receber são o controle por voz, filtros de cor e reconhecimento de som.

As novidades que chegam ao Apple CarPlay graças ao iOS 18

Imagem: Chinnapong/Shutterstock

A ideia é que, com o uso do controle por voz, os motoristas naveguem pela interface do CarPlay e controlem aplicativos usando apenas voz, sem a necessidade de tocar no painel do carro. Até a publicação desta nota, a Apple não tinha fornecido detalhes sobre o recurso.

publicidade

Já o reconhecimento de som será um recurso voltado para motoristas surdos ou com deficiência auditiva. A ferramenta foi desenvolvida para alertar os motoristas sobre sons específicos, como buzinas e sirenes de carros, e aparecerá no CarPlay como uma notificação.

Por fim, o recurso dos filtros de cores são voltados para motoristas daltônicos, visando tornar a interface do CarPlay visualmente mais fácil de usar. Esta atualização também incluirá recursos adicionais de acessibilidade visual, como a capacidade de colocar texto em negrito ou ampliar.

publicidade
Apple CarPlay
(Imagem: DenPhotos/Shutterstock)

Esta será uma adição com bastante utilidade para os usuários que não se sentem familiarizados com a interface atual do CarPlay ou que simplesmente desejam mudar sua visualização por motivos pessoais.

Ainda com o lançamento do iOS 18, outro recurso que deve chegar, este sem relação com o Apple CarPlay, é uma ferramenta voltada aos passageiros do carro, que poderá minimizar os efeitos do enjoo que muitas pessoas têm conforme um veículo se movimenta.