Google introduz anúncios em resultados de busca por IA

Google começará a testar a exibição de anúncios de produtos em resumos de resultados de busca gerados por IA nos EUA
Ana Luiza Figueiredo21/05/2024 17h07
google
(Imagem: Tada Images/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google anunciou recentemente seus planos de integrar anúncios nos resumos de resultados de busca gerados por inteligência artificial (IA). Essa atualização, divulgada na terça-feira (21), representa o início de uma fase de testes para a inclusão de anúncios de busca e de compras nas Visões Gerais de IA, inicialmente disponíveis para usuários nos Estados Unidos.

Leia mais:

Onde e quando os anúncios vão aparecer?

google
Em seu blog especializado em anúncios, o Google apresentou um exemplo de anúncios na Busca por IA. (Imagem: Google)
  • Em um exemplo fornecido pelo Google, uma busca por “como tirar amassados de roupas?” inclui um resumo gerado por IA seguido por uma nova seção “Patrocinado”.
  • Esta seção apresenta um carrossel de produtos, como sprays para desamassar roupas, disponíveis em varejistas como Walmart e Instacart.
  • De acordo com a companhia, os anúncios aparecerão nas Visões Gerais de IA quando forem relevantes tanto para a consulta do usuário quanto para a informação fornecida na resposta gerada por IA.
  • Os anunciantes que já participam de campanhas publicitárias específicas do Google serão automaticamente elegíveis para que seus anúncios sejam exibidos nessas Visões Gerais de IA.
  • “À medida que avançamos, continuaremos a testar e aprender novos formatos, recebendo feedback de anunciantes e da indústria,” afirmou a empresa em um comunicado.
  • O cronograma exato para a implementação dos anúncios nas Visões Gerais de IA ainda não foi especificado.

Embora a empresa não tenha fornecido uma data exata para o início dos testes dos anúncios nas Visões Gerais de IA, essa iniciativa levanta questões sobre o possível impacto na experiência do usuário. A adição de anúncios pode potencialmente alterar a natureza simplificada e objetiva dos resumos gerados por inteligência artificial, que são projetados para fornecer informações relevantes de forma rápida e eficiente.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.