Governo e plataformas digitais se unem contra fake news sobre tragédia no RS

Governo federal firmou acordo com plataformas digitais (Google, YouTube, Meta, X, TikTok) para combater desinformação no Rio Grande do Sul
Pedro Spadoni21/05/2024 14h02
Ilustração de celular enterrado na lama para ilustrar enxurrada de fake news sobre tragédia no Rio Grande do Sul
(Imagem: Pedro Spadoni via DALL-E/Olhar Digital)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) firmou um acordo importante com grandes plataformas digitais no Brasil nesta semana, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU). A meta do acordo é garantir a precisão das informações sobre a recente tragédia climática no Rio Grande do Sul (leia-se: combater desinformação e fake news).

Acordo entre governo e plataformas digitais contra fake news no RS

  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), firmou um acordo com grandes plataformas digitais como Google, YouTube, Meta, X, TikTok, Kwai e LinkedIn, para assegurar a precisão das informações sobre a tragédia climática recente no Rio Grande do Sul;
  • O principal objetivo do acordo é promover a circulação de informações confiáveis e combater a disseminação de notícias falsas sobre o desastre no estado. Isso inclui a implementação de ferramentas que facilitam o acesso a informações oficiais e verificadas e o uso das capacidades técnicas das plataformas para combater a desinformação;
  • O protocolo firmado terá vigência inicial de 90 dias, com possibilidade de renovação, enfocando a cooperação e o diálogo entre o governo e as plataformas. A iniciativa é descrita pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, como um modelo inovador e promissor para enfrentar futuras crises de desinformação;
  • A estratégia do acordo é inspirada nas iniciativas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para mitigar a propagação de notícias falsas, especialmente durante períodos eleitorais. Além disso, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Participaram da cerimônia de assinatura o advogado-geral da União, Jorge Messias, e representantes de gigantes da tecnologia, como Google, YouTube, Meta, X (antigo Twitter), TikTok, Kwai e LinkedIn, conforme divulgado pelo governo federal.

Leia mais:

Este trabalho será coordenado pela AGU, as plataformas e outros órgãos governamentais para aprimorar a qualidade das informações no ambiente digital e do próprio acordo.

Como é o acordo entre governo e plataformas digitais contra desinformação

Autoridades em cerimônia para assinar acordo entre governo e plataformas digitais contra fake news no RS
Advogado-geral da União, Jorge Messias (centro), e representantes de Google/YouTube, Meta, TikTok, X, Kwai e LinkedIn (Imagem: Renato Menezes/AGU)

O acordo busca promover a circulação de informações confiáveis e de qualidade sobre a situação do estado nas plataformas. Ele inclui estratégias para combater conteúdos falsos sobre o desastre, essenciais para uma resposta informada da população e autoridades.

Além disso, as empresas se comprometeram a usar suas capacidades técnicas para implementar ações contra a desinformação.

Por exemplo: uma cláusula do acordo obriga as plataformas a disponibilizar ferramentas que facilitem o acesso a informações oficiais e verificadas sobre a situação no Rio Grande do Sul, incluindo detalhes sobre serviços públicos disponíveis.

O protocolo terá vigência inicial de 90 dias, com possibilidade de renovação. Durante a assinatura, Jorge Messias destacou a importância do diálogo e da cooperação, chamando o modelo de inovador e promissor contra futuras crises de desinformação.

A iniciativa tem apoio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Estratégia para combater fake news no RS se inspira no TSE

Pessoa usando celular num dia ensolarado
(Imagem: Bicanski/Pixnio)

Este acordo segue a lógica de iniciativas similares do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde as eleições de 2018, que trabalham para mitigar a propagação de notícias falsas, especialmente em períodos eleitorais, nas plataformas digitais.

Com a tragédia no Rio Grande do Sul, especialistas e autoridades têm se preocupado (também) com a desinformação – que, neste caso, inclui falsidades sobre desvios de doações e bloqueios no transporte de auxílio, por exemplo. E isso dificulta os trabalhos de todos.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.