Há bastante tempo, quem queria utilizar um chatbot de inteligência artificial (IA) no WhatsApp usava um dos mais populares: o LuzIA. Mas, neste mês, os usuários foram pegos de surpresa: ele não está mais funcionando no mensageiro da Meta.

Ao enviar uma mensagem para o chatbot, recebemos uma resposta que informa que a decisão se deu por conta dos custos da plataforma e orienta os usuários a baixarem o app proprietário da empresa.

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Ao dar oi para o LuzIA, esta é a resposta que recebemos (Imagem: Rodrigo Mozelli/Olhar Digital)

LuzIA, o chatbot para WhatsApp e Telegram

  • O LuzIA foi lançado há um ano, chegando à marca de mais de 20 milhões de usuários em seis meses no ar;
  • Ele fez muito sucesso em grande parte por permitir a transcrição de áudios, resposta a perguntas e geração de imagens na conversa com o chatbot no WhatsApp, que segue sem oferecer suporte nativo a essas funções;
  • Apesar de estar fora do mensageiro da Meta, o LuzIA tem app para Android e iOS e segue disponível para o Telegram.

Por que o LuzIA deixou o WhatsApp?

Como lemos no aviso, a empresa afirma que deixou o mensageiro por conta dos custos envolvidos. Em nota enviada ao Olhar Digital, a empresa confirma que a medida foi tomada devido aos “custos insustentáveis impostos pelo modelo de preços do WhatsApp Business”.

Agora, a empresa está focando em seu próprio app. “Esta atitude é liderada pelo comprometimento da companhia para prover serviços de IA gratuitos e de alta qualidade a seus usuários, o que foi impedido pelo custoso modelo de preço do WhatsApp Business”, explicaram.

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Segundo a companhia, o pagamento à Meta era realizado por usuário e por dia, “significando que, quanto mais usuários eles ajudam e quanto mais frequentemente eles retornam, mais proibitivamente o serviço se torna”.

Esta foi uma decisão difícil, mas o melhor para nossos usuários. Apesar de nossos esforços para influenciar a Meta a atualizar seu modelo de preços, não vimos disposição para mudanças. Acreditamos que nossa atitude é essencial para continuar servindo nossos usuários e promovendo inovação no espaço da IA.

Álvaro Martinez Higes, CEO da LuzIA, em nota

A companhia ainda explicou que seu app proprietário permite não somente manter o serviço gratuito, mas também abre mais possibilidades de serviços a serem ofertados.

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Atualmente, o app já suporta reconhecimento de imagem, novas personalidades especializadas, “e muito mais recursos estão a caminho”.

Entendemos que esta troca pode adicionar atrito no começo à experiência do usuário, e odiamos isto. Contudo, estamos comprometidos em fazer valer o tempo de nossos usuários ao criar o melhor app de IA no mundo, com recursos melhorados, como reconhecimento de imagem, informação em tempo real e novas personalidades especializadas.

Somos uma pequena e inovadora companhia dedicada a trazer tecnologia de ponta para milhões. Nossa saída do WhatsApp, apesar de difícil, é um passo necessário para manter nossa missão e continuar provendo serviços excepcionais a nossos usuários, bem como introduzir funcionalidades inovadoras para atender à nossa necessidade crescente.

Álvaro Martinez Higes, CEO da LuzIA, em nota

Questionada sobre o assunto, a Meta nos enviou apenas informações sobre os valores, que são os seguintes:

  • No Brasil, o WhatsApp Business cobra US$ 0,03 (R$ 0,15, em conversão direta) para apps de serviço;
  • As empresas pagam por conversas de 24 horas;
  • Em 2023, estimava-se que o LuzIA tinha dois milhões de usuários brasileiros. Se multiplicarmos este valor pela quantia cobrada por conversas de 24 horas, temos que a empresa pagava, no mínimo, R$ 300 mil;
  • Agora, imagine que cada um desses dois milhões de usuários mantivesse contato diário com o LuzIA. Se chegasse a este nível, a companhia teria pago, em um mês, R$ 9 milhões.