Depois da Samsung, mais uma marca tirou uma casquinha daquele comercial polêmico do novo iPad Pro, da Apple. Dessa vez foi a chinesa Xiaomi, que aproveitou do deslize da concorrente para apresentar seu novo smartphone, o CIVI 4 Pro.

Leia mais

publicidade

Se você pegou a história pela metade, eu trago de novo aqui o clipe que gerou toda essa repercussão:

A Apple divulgou esse vídeo há cerca de duas semanas, para lançar o novo produto. Eu sinceramente acho que as imagens não tem nada demais. A ideia, imagino, seria demonstrar que todos esses elementos estão no novo iPad Pro – e bem fininhos, já que essa é uma das características do modelo.

publicidade

Mas teve muita gente que interpretou de uma maneira diferente. Disseram que a Apple teria representado a destruição de objetos criativos, substituindo-os pelo iPad.

O grande problema é que essa segunda versão ganhou as redes sociais e a empresa foi alvo de vários ataques. A situação chegou a um ponto que o vice-presidente de comunicação de marketing da Apple, Tor Myhren, precisou soltar um comunicado pedindo desculpas.

publicidade

As alfinetadas contra a Apple

Apesar de não concordar com as críticas (e com o tribunal das redes sociais), eu também não tiro a razão das marcas rivais. Até por que os grandes momentos da publicidade passam por essas ‘tirações de sarro’.

Quem tem a minha idade deve se lembrar dos comerciais de cerveja de antigamente, uma empresa alfinetando a outra, trazendo cantores de peso e até abusando dos efeitos especiais (alô, sirizinho). Mais recentemente, temos ótimos comerciais também do Burger King rebatendo o Mc’Donalds, e vice-versa.

publicidade

São vários os exemplos. E aconteceu de novo, agora nessa área da tecnologia.

Primeiro, a Samsung soltou esse vídeo provocando, na semana passada:

O anúncio do Galaxy Tab S9 Series se aproveitou da polêmica para sair por cima. Se o comercial da Apple se chamava “Crush”, de esmagar, o da Samsung dizia que a “a criatividade não pode ser esmagada”.

O vídeo foi bastante elogiado e alcançou seu principal objetivo: gerou repercussão para o novo produto da empresa sul-coreana.

Deu tão certo que, uma semana depois, a chinesa Xiaomi repetiu a fórmula com esse teaser a seguir:

Mesmo fundo, mesmos conceitos e até elementos que também aparecem no comercial da Apple. Só que a prensa, dessa vez, para. Aí sobe a frase “Cinematic Vision”, uma propaganda para o seu celular e, ao mesmo tempo, uma homenagem aos cineastas.

Mais sobre o CIVI 4 Pro

  • Vale destacar que esse modelo de celular que aparece no comercial é exclusivo da China.
  • Toda a linha CIVI, aliás, é exclusiva de lá.
  • Os analistas de mercado, porém, apostam agora em um lançamento global do produto – e o comercial seria a grande sacada.
  • Os Xiaomi CIVI são aparelhos intermediários na Ásia, mas que tentam oferecer uma experiência premium.
  • O modelo mais recente da linha, o CIVI 4 Pro, vem equipado com um processador poderoso, o Snapdragon 8s Gen 3, além de um ótimo sistema de câmeras.
  • São câmeras com sensores de 50 MP, aliado a um display OLED com taxa de atualização de 120 Hz.
  • A bateria é de 4.700 mAh com recarga de 67 W, ou seja, recarga rápida (promessa de 100% em meia hora apenas).
  • A Xiaomi ainda não se manifestou sobre um lançamento internacional. Aguardemos os próximos dias.