O famoso “copiar e colar” agora está turbinado com IA. É isso mesmo.

Ferramenta do Windows 11 que usa IA pode colar um texto copiado em uma versão resumida ou até mesmo em outro idioma
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 22/05/2024 00h05
copiar colar
Imagem: eranicle/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Microsoft está adicionando um novo recurso ao conjunto de utilitários PowerToys para Windows 11. A novidade, chamada Advanced Paste (ou Colagem Avançada), envolve a função de copiar e colar, e pode converter o conteúdo da área de transferência instantaneamente com o poder da IA. As informações são do The Verge.

Leia mais:

O novo recurso pode ajudar as pessoas a acelerar seus fluxos de trabalho, fazendo tarefas como copiar código em uma linguagem e colá-lo em outra, embora seus melhores truques exijam créditos da API OpenAI.

O Advanced Paste vai ser incluído na versão 0.81 do PowerToys. Ao ser ativado, seu uso é feito com um comando de tecla especial: Tecla Windows + Shift + V. Isso abre uma janela de texto de colagem avançada que oferece opções de conversão de colagem, incluindo texto simples, marcação e JSON.

Os recursos de IA permitem uma série de personalizações do Advanced Paste. Nas configurações da ferramenta, é possível ativar o Colar com IA, e o usuário verá um prompt OpenAI onde poderá inserir a conversão desejada.

Entre as possibilidades de colagem usando tecnologia de IA, é possível escolher colar um texto resumido, traduções, código gerado, uma reescrita do estilo casual para profissional, ou qualquer outra coisa que o usuário pensar em pedir.

Como conseguir usar o copiar e colar turbinado por IA no Windows 11

  • O Advanced Paste se mostra uma novidade bem empolgante, no entanto, existem pré-requisitos para usar o recurso.
  • Você precisará adicionar uma chave de API da OpenAI no PowerToys e comprar créditos para sua conta OpenAI, caso não tenha nenhum.
  • Os créditos da API são diferentes de uma conta ChatGPT paga.
Imagem: Reprodução/Microsoft
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.