Estes são alguns destaques da edição desta quarta-feira (22):

Cometa que pode ser o mais brilhante dos últimos 15 anos se aproxima da Terra

No início de 2023, dois programas de observação astronômica – Tsuchinshan e ATLAS – descobriram de forma independente o cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS). Este objeto promete ser um espetáculo no céu, visível a olho nu nos últimos meses deste ano, sendo possivelmente o cometa mais brilhante desde da passagem do McNaught (na foto acima), em 2007.

publicidade

A cidade perdida construída em uma ilha artificial no meio do oceano

Uma cidade perdida localizada no meio do Oceano Pacífico intriga os historiadores até hoje. Nan Madol foi erguida na ilha Pohnpei, onde fica a capital da Micronésia, Paliquir. Estas antigas ruínas ficam a 2,5 mil quilômetros de distância da Austrália e quatro mil quilômetros dos Estados Unidos.

Dream Chaser: primeiro avião espacial comercial do mundo se prepara para voo histórico

O primeiro avião espacial comercial do mundo, Dream Chaser DC-100, chamado de Tenacity, chegou ao Kennedy Space Center da NASA, na Flórida, para as preparações finais antes de sua primeira missão à Estação Espacial Internacional (ISS), que acontece ainda este ano.

publicidade

Olhar do Amanhã: o que é a memória? Como nosso cérebro define o que fica e o que sai?

Um novo livro escrito pelo neurocientista Charan Ranganath apresenta uma abordagem completamente diferente sobre a memória. Em “Why We Remember”, o autor afirma que o esquecimento pode ser, inclusive, benéfico para a saúde. De acordo com Ranganath, “a memória é muito, muito mais do que um arquivo do passado; é o prisma através do qual vemos a nós mesmos, aos outros e ao mundo”. Esse foi o assunto de hoje da coluna Olhar do Amanhã!

Paraplégicos recuperam movimento dos braços e mãos com novo dispositivo

Um novo dispositivo médico possibilitou a recuperação do controle parcial dos braços e mãos de mais de 40 pessoas com paralisia do pescoço para baixo. A tecnologia, baseada em impulsos elétricos próximos a lesões da medula espinhal, foi desenvolvida e testada pela empresa suíça Onward.

publicidade

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!