Peugeot planeja lançar carros sem motorista — mas com direção remota

Montadora francesa anunciou uma parceria com empresa que desenvolve tecnologia de telecondução
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Tamires Ferreira 23/05/2024 06h05, atualizada em 04/06/2024 21h03
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Peugeot, montadora francesa de veículos, anunciou nesta semana uma parceria com a empresa alemã Vay, que vai auxiliar em testes da tecnologia de “telecondução”, a ser introduzida em alguns modelos da marca. As informações são da CNBC.

Leia mais:

O acordo fará com que as duas empresas testem e avaliem o uso da tecnologia de telecondução da Vay em vans de entrega e veículos logísticos menores fornecidos pela Peugeot. O foco é comercializar esses carros para clientes business-to-business (B2B).

A ideia nestes testes é recriar o trajeto que um veículo de entrega faz normalmente de um centro de atendimento de pedidos até residências ou empresas, semelhante ao modelo amplamente conhecido já oferecido pela Amazon, só que desta vez com carros controlados remotamente.

Espera-se que os primeiros testes da tecnologia de telecondução da Vay com veículos Peugeot ocorram ainda este ano. A Peugeot planeja incluir a tecnologia em seus SUVs elétricos E-3008 e também em algumas vans elétricas.

Testes de telecondução com modelos Peugeot começam esse ano. Imagem: Divulgação

O que é a telecondução?

  • Os veículos que usam a telecondução não possuem motorista; são grandes o suficiente para acomodar uma pessoa dentro, porém, são controlados remotamente.
  • Ao contrário dos carros autônomos — que podem dirigir sozinhos sem que um humano controle o veículo, com a telecondução, os carros são dirigidos remotamente por operadores humanos usando uma transmissão ao vivo do ambiente ao redor do veículo.
  • Os responsáveis pela operação remota passam por várias semanas de treinamento rigoroso e recebem certificação antes de serem autorizados a operar uma das estações de telecondução da Vay.

A Vay afirma que a sua tecnologia funciona particularmente bem em viagens de curta distância, tornando-a adequada para as chamadas entregas de última milha, bem como em centros logísticos.

As entregas de última milha referem-se à última etapa do trajeto de um pedido até sua porta, após a mercadoria já ter viajado por centros de distribuição e entrega.

Carros da Peugeot poderão circular sem motorista. Imagem: Divulgação
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.