A Peugeot, montadora francesa de veículos, anunciou nesta semana uma parceria com a empresa alemã Vay, que vai auxiliar em testes da tecnologia de “telecondução”, a ser introduzida em alguns modelos da marca. As informações são da CNBC.

Leia mais:

publicidade

O acordo fará com que as duas empresas testem e avaliem o uso da tecnologia de telecondução da Vay em vans de entrega e veículos logísticos menores fornecidos pela Peugeot. O foco é comercializar esses carros para clientes business-to-business (B2B).

A ideia nestes testes é recriar o trajeto que um veículo de entrega faz normalmente de um centro de atendimento de pedidos até residências ou empresas, semelhante ao modelo amplamente conhecido já oferecido pela Amazon, só que desta vez com carros controlados remotamente.

publicidade

Espera-se que os primeiros testes da tecnologia de telecondução da Vay com veículos Peugeot ocorram ainda este ano. A Peugeot planeja incluir a tecnologia em seus SUVs elétricos E-3008 e também em algumas vans elétricas.

Testes de telecondução com modelos Peugeot começam esse ano. Imagem: Divulgação

O que é a telecondução?

  • Os veículos que usam a telecondução não possuem motorista; são grandes o suficiente para acomodar uma pessoa dentro, porém, são controlados remotamente.
  • Ao contrário dos carros autônomos — que podem dirigir sozinhos sem que um humano controle o veículo, com a telecondução, os carros são dirigidos remotamente por operadores humanos usando uma transmissão ao vivo do ambiente ao redor do veículo.
  • Os responsáveis pela operação remota passam por várias semanas de treinamento rigoroso e recebem certificação antes de serem autorizados a operar uma das estações de telecondução da Vay.

A Vay afirma que a sua tecnologia funciona particularmente bem em viagens de curta distância, tornando-a adequada para as chamadas entregas de última milha, bem como em centros logísticos.

publicidade

As entregas de última milha referem-se à última etapa do trajeto de um pedido até sua porta, após a mercadoria já ter viajado por centros de distribuição e entrega.

Carros da Peugeot poderão circular sem motorista. Imagem: Divulgação