A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou, nesta quarta-feira (22), o lançamento de um novo sistema de alerta de emergências sonoro para o Brasil. De acordo com Gustavo Borges, Superintendente de Controle de Obrigações do órgão, ao Olhar Digital, funcionalidade será liberada até dezembro nas regiões Sul e Sudeste, quando começa o verão e há maior risco de fortes chuvas

Como funcionará o alerta sonoro da Anatel? 

  • O novo alerta vai emitir sons e mensagens em formato pop-up no celular, exigindo a interação do usuário; 
  • O sistema vai ser operado pela Defesa Civil, que vai definir a área em situação de risco para emitir o sinal; 
  • Diferente dos antigos SMS, o programa não exigirá cadastro e usará as redes 4G e 5G para alertar toda a população de uma região; 
  • Aparelhos de celular comprados a partir de 2020 já são compatíveis com a tecnologia – que possuem suporte 4G ou 5G; 
  • Vale pontuar que o SMS continuará sendo utilizado. O novo alerta sonoro será usado apenas em situações de alto risco; 
  • O sistema deve seguir em teste nos próximos meses em dez municípios brasileiros. 

Leia mais! 

publicidade

Essa ferramenta é uma evolução daquela que a população já está acostumada, que são os SMS com alerta de emergência, que tem limitações. A agência então determinou com as operadoras Claro, Tim e Vivo a evolução para um sistema chamado cell broadcast. Elas já implementaram.

Gustavo Borges, Superintendente de Controle de Obrigações da agência, ao Olhar Digital.

Ainda segundo Borges, a nova ferramenta se destaca por funcionar como um pop-up, se sobressaindo a todas as outras notificações do smartphone do usuário. “Mensagens de riscos mais extremos, a Defesa Civil poderá pedir que ela chegue com uma sirene no celular, apontando um alerta mais sonoro mesmo no silencioso.” 

Confira abaixo vídeo com demonstração do Cell Broadcast:  

publicidade

Cabe pontuar que o lançamento do novo sistema tem apenas duas pendências: o treinamento das defesas civis e o plano de comunicação. Os dois estão sendo conduzidos pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e pelo Ministério das Comunicações. 

A Anatel pretende ainda realizar um alerta teste para explicar o que é e como usar o sistema. 

publicidade

É uma evolução bastante considerável do atual sistema. Estamos em diálogo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, com o Centro Nacional de Desastres e Ministério das Comunicações para começar o uso da ferramenta com a população, mas para isso é necessário um treinamento com a Defesa Civil e com a própria população, para não receber esse alerta no susto. 

Gustavo Borges

Vale lembrar que o novo alerta, também chamado de Cell Broadcast, método de envio de mensagens para vários usuários de telefones móveis em uma área definida ao mesmo tempo, chega enquanto o Rio Grande do Sul enfrenta uma tragédia climática no estado, com fortes temporais, inundações, deslizamentos e mortes.