Setores da economia global mais expostos à IA crescem em produtividade

Áreas com maior uso da tecnologia também tiveram maior aumento na oferta de empregos do que aquelas que não dependem dela
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 23/05/2024 07h05, atualizada em 04/06/2024 21h04
IA
IA não está roubando empregos, como prenunciado (Imagem: Thapana_Studio/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um relatório da PwC analisou o mercado de países e concluiu que, em setores da economia global mais fortemente expostos à inteligência artificial (IA), houve aumento acentuado da produtividade e crescimentos nos salários.

A PwC examinou meio bilhão de anúncios de emprego de 15 países para descobrir o impacto da IA. O estudo concluiu que o crescimento da produtividade foi quase cinco vezes mais rápido em partes da economia onde a penetração da IA foi mais elevada do que em setores menos expostos.

Leia mais:

No Reino Unido, um dos 15 países abrangidos pelo relatório, as ofertas de emprego que exigem competências em IA cresceram 3,6 vezes mais rapidamente em relação a todas as listas de empregos.

inteligência artificial
Produtividade de profissionais que usam IA aumentou (Imagem: Deemerwha studio/Shutterstock)

Em média, os empregadores do Reino Unido estão dispostos a pagar prêmio salarial de 14% por empregos que exigem competências em IA, com os setores jurídico e de tecnologias de informação serem os que pagam prêmios mais elevados.

O aumento da produtividade nos setores mais expostos à IA, como serviços financeiros, tecnologias de informação e os serviços profissionais, foi ligeiramente superior no Reino Unido do que a média global.

Estudo garante que IA não está roubando empregos dos humanos – pelo contrário

  • Além disso, as áreas com uso de IA parecem estar criando mais empregos do que as que não dependem tanto dessa tecnologia;
  • O relatório diz que as vagas para empregos especializados em IA foram sete vezes superiores às de 2012, em comparação com a oferta apenas duas vezes maior para os outros empregos;
  • O relatório ainda afirma que o fato de os empregos em profissões expostas à IA seguirem crescendo sugere que a chegada da IA generativa não prenunciou era de perdas de postos de trabalho.

Barret Kupelian, economista-chefe da PwC no Reino Unido, disse: “Nossas descobertas mostram que a IA tem o poder de criar novas indústrias, transformar o mercado de trabalho e aumentar potencialmente as taxas de crescimento da produtividade”.

IA tem explorado potencial do mercado de trabalho (Imagem: khunkornStudio/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.