Durante a Google I/O 2024, evento voltado para desenvolvedores, a big tech anunciou algumas atualizações para a Play Store. Essas atualizações foram projetadas para ajudar os profissionais da área a tornar seus aplicativos mais ‘detectáveis’.

Leia mais:

publicidade

Uma dessas atualizações inclui uma nova “superfície”, por meio do Engage SDK. Esta nova superfície permitirá aos desenvolvedores destacar conteúdos importantes. A ideia é dar a estes profissionais a chance de apresentar seus conteúdos de uma nova maneira para atrair os usuários.

Caso um usuário ainda não tenha baixado determinado aplicativo, a superfície pode ser usada para recomendar o aplicativo e mostrar alguns de seus recursos que o desenvolvedor deseja exibir.

publicidade

No caso de aplicativos que o usuário já baixou, será possível usar essa superfície para destacar o conteúdo mais importante dos aplicativos instalados, e até mesmo lançar os usuários em uma experiência imersiva em tela cheia com recomendações e promoções personalizadas.

android
(Imagem: rafapress/Shutterstock)

Desenvolvedores terão mais ferramentas para destacar seus aplicativos no Android

  • Segundo o Google, durante o anúncio na conferência, este novo projeto é crucial para ajudar “conectar o público certo ao conteúdo certo no momento certo”.
  • Os aplicativos também poderão se tornar mais detectáveis por meio de listagens de lojas personalizadas, e os desenvolvedores agora podem personalizar suas listagens por palavras-chave de pesquisa.
  • As listagens da loja mostrarão capturas de tela, classificações e comentários específicos para o formato. Isso significa que um usuário de tablet receberá capturas de tela e análises da versão do aplicativo para tablet.

Tornando a Play Store mais amigável ao desenvolvedor de aplicativos com essas atualizações, é de se esperar que mais desenvolvedores se vejam incentivados a criar apps para o Android, e por consequência, que a experiência dos usuários do sistema operacional se torne mais completa.

Ilustração digital sobre Google I/O 2024
(Imagem: Google)