Em parceria com uma empresa de reciclagens e baterias de carros elétricos, a Redwood Materials, a General Motors (GM) anunciou que vai reciclar a sucata das baterias de duas de suas instalações de fabricação.
A Redwood, criada pelo cofundador e ex-diretor de tecnologia da Tesla, J.B. Straubel, lidará com toda a sucata das instalações da GM em Warren, Ohio (EUA), e Spring Hill, Tennessee (EUA).
Leia mais:
- E se o carro elétrico ‘carregasse’ sua casa? A GM tornará isso realidade
- Câmbio automático tem pegadinhas, veja como usar corretamente
- 10 coisas que você precisa saber antes de comprar um carro elétrico no Brasil
O acordo, para as reciclagens, de maneira mais específica, está firmado entre Redwood e Ultium Cells, joint venture de fabricação de baterias entre a GM e a sul-coreana LG Energy Solution, importante fornecedor de baterias de íons de lítio para montadoras como a própria GM, Audi e Mercedes-Benz.
A sucata que a Redwood processará incluirá material de cátodo e ânodo, ingredientes essenciais em baterias de íon-lítio. A empresa pegará os materiais e os transformará em materiais de bateria que poderão então ser vendidos de volta aos seus diversos parceiros para fabricar novas baterias de veículos elétricos.
![Fachada do prédio da General Motors (GM) em Detroit, nos EUA](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2021/09/fachada-predio-gm-1024x573.jpg)
As principais instalações da Redwood em Nevada já estão recebendo materiais da Ultium Cells para reciclagem e processamento. De acordo com Redwood, mesmo os fabricantes de células de bateria mais eficientes ainda produzem sucata a taxa média de 5% a 10%.
Empresa que vai reciclar baterias da GM já atende outras montadoras
- A Redwood Materials foi fundada em 2017 por Straubel. Além de decompor a sucata do processo de fabricação de baterias da GM, a empresa também recicla baterias para EVs de Tesla, Ford, Toyota, Nissan e várias outras companhias;
- Após receber baterias de seus diversos parceiros, a Redwood inicia processo de reciclagem química, no qual retira e refina os elementos relevantes, como níquel, cobalto e cobre;
- Em média, 95% dos principais metais da bateria, após serem refinados, podem ser reintegrados no processo de fabricação de bateria nova.
![Bateria de íon-lítio](https://img.odcdn.com.br/wp-content/uploads/2021/04/shutterstock_744766768.jpg)