Carro da Tesla enviado ao espaço pode atingir a Terra

Segundo um estudo, o carro da Tesla tem aproximadamente 22% de probabilidade de atingir a Terra no futuro
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 24/05/2024 12h08, atualizada em 24/05/2024 14h42
tesla-espaco.png
Imagem: reprodução/SpaceX
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No dia 6 de fevereiro de 2018, a SpaceX lançou ao espaço um carro esportivo fabricado pela Tesla. Nestes seis anos, o veículo orbitou o Sol quatro vezes e atualmente está se afastando da Terra à uma impressionante velocidade de 25.290 quilômetros por hora. No entanto, alguns cientistas alertam que o modelo Roadster pode atingir o nosso planeta no futuro.

Leia mais

Tesla pode colidir com planetas

  • Um novo estudo aponta que carro da Tesla tem muitas semelhanças com os asteroides próximos da Terra, que se difundem pelo Sistema Solar através de repetidos encontros com planetas.
  • Isso significa que existe uma pequena (2%) probabilidade de impacto.
  • No entanto, de acordo com os cientistas, a situação envolvendo o veículo pode ser um pouco diferente.
  • A equipe simulou a trajetória futura do Tesla e conseguiu determinar estatisticamente a probabilidade de colisão com os planetas do Sistema Solar, inclusive a Terra.
  • O estudo foi publicado na revista Aerospace.
terra
Carro pode colidir com a Terra em um futuro muito distante (Imagem: 24K-Production/Shutterstock)

Chances de atingir a Terra

A conclusão dos pesquisadores é que o carro da Tesla tem aproximadamente 22% de probabilidade de atingir a Terra, 12% de chance de colidir com Vênus e aproximadamente a mesma probabilidade de atingir o Sol. No entanto, qualquer uma destas opções só aconteceria daqui milhões de anos.

O Tesla Roadster pessoal de Elon Musk, de cor cereja, pretendia servir como uma “carga útil fictícia” descartável para a primeira missão do Falcon Heavy em fevereiro de 2018.

Antes de seu lançamento, a SpaceX carregou o carro com vários ovos de Páscoa. Atrás do volante estava um manequim vestido com traje espacial, apelidado de Starman, e no painel, uma placa que dizia “Não entre em pânico”, uma referência à famosa história de ficção científica O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Havia também um dispositivo de armazenamento de dados carregado com as obras do escritor de ficção científica Isaac Asminov e uma placa com os nomes de milhares de funcionários da SpaceX. Musk disse na época do lançamento que esperava que os humanos um dia estabelecessem assentamentos em outros planetas do sistema solar. Se isso acontecer, o bilionário disse que espera que seus “descendentes sejam capazes de arrastar o carro de volta a um museu”.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.