TikTok derrubou contas da China que faziam campanha de influência nos EUA

Contas removidas promoviam ideais do Partido Comunista Chinês para usuários do TikTok nos Estados Unidos
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 24/05/2024 06h12
TikTok-1024x769-1
(Imagem: Eliseu Geisler / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nesta quinta-feira (23), o TikTok relatou que, nos primeiros quatro meses do ano, derrubou milhares de contas que pertenciam a 15 operações secretas de influência, incluindo a segunda maior rede desse tipo detectada na China. As informações são do The Washington Post.

Só em fevereiro, a companhia removeu 16 contas vindas da China que promoviam as políticas do governante Partido Comunista Chinês, bem como a cultura chinesa.

Rede de influência chinesa no TikTok teria usado perfis fakes de pessoas famosas

  • A rede que realizava a campanha de influência tinha 110 mil contas lhe seguindo.
  • No segundo trimestre do ano passado, a empresa desativou outra operação de informação chinesa que contava com 141 mil seguidores.
  • Algumas das contas se passaram por celebridades ou criadores de conteúdo importantes para construir seu público, segundo o TikTok, que ainda informou que a campanha era voltada para pessoas nos Estados Unidos.
Celular com logotipo do TikTok na tela em cima do logotipo da ByteDance
O TikTok percence à ByteDance, companhia chinesa – (Imagem: Ascannio/Shutterstock)

Vale lembrar, que a rede social vem enfrentando problemas no país norte-americano, já que uma lei sancionada recentemente por Joe Biden obriga que o TikTok se desvincule da ByteDance, empresa chinesa que é sua proprietária, do contrário, será proibida no país.

A lei trata o TikTok como uma ameaça à segurança nacional, pois segundo autoridades, a rede social teria dados sensíveis dos usuários americanos e poderia usá-los para atender aos interesses do governo da China. Nenhuma campanha desse tipo foi relatada, no entanto.

Leia mais:

O TikTok moveu uma ação legal contra o governo dos EUA para conseguir evitar o banimento no país, alegando que a lei fere direitos de liberdade de expressão de 170 milhões de usuários nos EUA e ao foco do projeto de lei em uma única empresa. A rede social diz que não será vendida pela ByteDance.

O TikTok já derrubou redes de propaganda antes, porém, o momento sugere que essas ações também são feitas para destacar os esforços em não permitir doutrinação política da China em sua plataforma, o que poderia ajudar a rede social a se manter ativa nos Estados Unidos.

tiktok
TikTok pode ser banido nos EUA – (Imagem: Joaquin Corbalan P / Shutterstock.com)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Ícone tagsTags: