O grande medo de muitas pessoas com o avanço meteórico das IAs é que essas tecnologias consigam substituir os humanos no mercado de trabalho. Elon Musk, dono da Tesla, acredita que as IAs vão tomar o emprego de quase todo mundo, mas, para ele, isso não é algo ruim.

Leia mais

publicidade
empregos IA
As IAs poderiam impactar o mercado de trabalho – Imagem: shutterstock/Stokkete

“Provavelmente nenhum de nós terá emprego”, disse Musk em uma conferência de tecnologia na quinta-feira. Ao falar remotamente via webcam na VivaTech 2024 em Paris, Musk descreveu um futuro onde os empregos seriam “opcionais”.

“Se você quiser ter um trabalho que seja como um hobby, você pode ter um trabalho”, disse Musk. “Mas, caso contrário, a IA e os robôs fornecerão quaisquer bens e serviços que você desejar”, completou.

publicidade

Esse cenário quase utópico que o bilionário vislumbra, para funcionar, precisaria de um “rendimento universal elevado”, afirma Musk, apesar de não dar mais detalhes como ele imagina que isso aconteceria. “Não haveria escassez de bens ou serviços”, afirma o dono da Tesla.

Enquanto a IA apresenta capacidades maiores e mais completas a cada ano, reguladores, empresas e consumidores ainda procuram entender qual a maneira mais responsável de fabricá-las, comercializá-las e utilizá-las.

publicidade

Uma preocupação crescente é o impacto dessas tecnologias na indústria, e como alguns mercados podem mudar a maneira que atuam devido à existência de IAs que podem realizar muitas tarefas antes realizadas apenas por um humano.

Elon Musk durante evento
Elon Musk fez previsões do futuro do mundo com IA (Imagem: photosince/Shutterstock)

Estudo mostra uma introdução lenta da IA em alguns mercados

  • Pesquisadores do MIT descobriram que há locais de trabalho adotando a IA muito mais lentamente do que alguns esperavam e temiam.
  • O relatório também afirma que a maioria dos empregos anteriormente identificados como vulneráveis à IA não eram economicamente benéficos para os empregadores automatizarem naquela altura.
  • Para os pesquisadores, muitos empregos que exigem uma elevada inteligência emocional e interação humana não precisarão de ser substituídos, tais como profissionais de saúde mental, criativos e professores.

Elon Musk também questionou durante o evento se as pessoas se sentiriam emocionalmente realizadas vivendo num futuro sem a necessidade de ter um emprego.

publicidade

“A questão será realmente de significado – se o computador e os robôs podem fazer tudo melhor do que você, a sua vida tem sentido?” ele disse. “Acho que talvez ainda haja um papel para os humanos nisso – enquanto podemos dar significado à IA”, concluiu.