BYD Dolphin (Imagem: divulgação/BYD)
As montadoras chinesas estão apostando alto em novos mercados e o Brasil já aparece em posição de destaque como principal destino de exportação de carros elétricos e híbridos da China, superando a antiga líder Bélgica.
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A BYD é uma das gigantes chinesas que está construindo um novo complexo para fabricação de veículos em solo nacional. A produção pode começar até o fim deste ano. A GWM também pode começar as operações na sua planta brasileira já no segundo semestre de 2024.
Considerando outros tipos de automóveis, o Brasil só ficou atrás da Rússia na exportação de carros chineses. A exportação da China foi uma saída para a Rússia contornar as sanções ocidentais impostas por conta da guerra na Ucrânia, destacou Cui Dongshu, secretário-geral da CPCA.
Até abril, as exportações de automóveis chineses para a Rússia aumentaram 23% (268.779 veículos). No mesmo período, as exportações para o Brasil aumentaram 536%, alcançando a marca de 106.448 unidades.
A expansão das montadoras chinesas coloca o Brasil como um importante mercado para carros elétricos e híbridos. É esperado que o início da produção local abra portas e mais oportunidades para a chegada de mais empresas da China nos próximos anos.
Em países como Espanha, França, Países Baixos e Noruega, foi visto o contrário, ou seja, uma queda significativa nas importações de veículos chineses. Segundo a Reuters, o motivo é uma investigação de subsídios pela União Europeia, o que levou as empresas chinesas a atuar com mais força em outras regiões, caso da América do Sul.
Esta post foi modificado pela última vez em 30 de maio de 2024 21:09