Uma das jovens atrizes mais celebradas desta geração é Anya Taylor-Joy. Nascida em Miami e criada em Buenos Aires e Londres, Taylor-Joy já se consolidou como uma das principais estrelas do cinema na atualidade

A atriz já atuou em um número considerável de filmes bem recebidos pela crítica, e recorrentemente recebe elogios por suas performances. Inclusive, Anya Taylor-Joy já foi premiada por cerimônias como o Critics’ Choice Television Award, Globo de Ouro e Screen Actors Guild Award. 

publicidade

Leia mais:

E o sucesso vai além do cinema. Anya Taylor-Joy ficou mundialmente conhecida e recebeu elogios e prêmios por protagonizar a série “O Gambito da Rainha“. Diante disso, resolvemos listar os 10 melhores com Anya Taylor-Joy. Confira!

publicidade

O Menu (2022)

The Menu (2022) / Crédito: Searchlight Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Star+.

Trazendo suspense, terror e humor morbido, “O Menu” apresenta críticas sociais e momentos de tensão. Anya Taylor-Joy estrela a produção ao lado de Ralph Fiennes. O elenco ainda inclui Nicholas Hoult, Hong Chau, Janet McTeer, Judith Light e John Leguizamo.

A trama acompanha um casal (Taylor-Joy e Hoult) que viaja para jantar em um restaurante exclusivo em uma ilha remota. Lá, um renomado chef (Fiennes) prepara um menu elaborado que revela surpresas perturbadoras e ameaçadoras.

publicidade

A Bruxa (2015)

The Witch (2015) / Crédito: A24 (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Globoplay.

Este filme marca a estreia de Anya Taylor-Joy nos cinemas, e a atriz recebeu altos elogios por sua performance. “A Bruxa” é um filme de terror folclórico escrito e dirigido por Robert Eggers.

Taylor-Joy vive Thomasin, uma adolescente de uma família puritana do século 17. Na trama, o filho recém-nascido da família some misteriosamente. Em meio a crescentes eventos estranhos e paranoia, toda a culpa cai sobre a jovem Thomasin.

publicidade

Puro Sangue (Thoroughbreds, 2017)

Thoroughbreds (2017) / Crédito: Focus Features (divulgação)
  • Disponível para alugar ou comprar no Apple TV, Amazon Prime Video e YouTube Filmes.

Anya Taylor-Joy estrela ao lado de Olivia Cooke neste filme de suspense e humor mórbido. As duas atrizes receberam elogios da crítica por suas performances.

Na trama, Lily (Taylor-Joy), uma adolescente de classe alta, reata a amizade de infância com Amanda (Cooke), uma garota desajustada que não sente emoções. Lily odeia e tem problemas com seu padrasto abusivo (Paul Sparks). Então, as duas amigas conspiram para assassinar o padrasto, chantageando um traficante para executá-lo (Anton Yelchin).

Emma (2020)

Emma (2020) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Disponível para alugar ou comprar no Apple TV, Amazon Prime Video e YouTube Filmes.

Baseado no romance homônimo de Jane Austen, “Emma” é uma comédia romântica de época. Anya Taylor-Joy estrela como Emma Woodhouse, uma jovem rica e inteligente do período da Regência britânica. 

Ela se diverte se intrometendo na vida romântica das pessoas próximas. O elenco ainda conta com Johnny Flynn, Josh O’Connor, Callum Turner, Mia Goth, Miranda Hart e Bill Nighy.

O Homem do Norte (2022)

The Northman (2022) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Mais uma parceria entre Anya Taylor-Joy e o diretor Robert Eggers. “O Homem do Norte” é um filme inspirado na mitologia nórdica, baseado na lenda escandinava de Amleth. 

A trama segue Amleth (Alexander Skarsgård), um príncipe que busca vingança contra seu tio (Claes Bang), que matou seu pai (Ethan Hawke) e sequestrou sua mãe (Nicole Kidman). 

Anya Taylor-Joy interpreta Olga, uma feiticeira eslava escravizada que vive um romance com Amleth.

Amsterdam (2022)

Amsterdam (2022) / Crédito: 20th Century Studios (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Baseado no evento real conhecido como Business Plot, uma conspiração política ocorrida nos EUA em 1933, “Amsterdam” é um thriller de comédia. O longa é dirigido, escrito e produzido por David O. Russell e conta com um elenco de peso. 

Christian Bale, Margot Robbie e John David Washington protagonizam como três amigos que se encontram no centro de um misterioso assassinato. 

Anya Taylor-Joy está no elenco de apoio, ao lado de Chris Rock, Zoe Saldaña, Mike Myers, Michael Shannon, Timothy Olyphant, Andrea Riseborough, Taylor Swift, Matthias Schoenaerts, Alessandro Nivola, Rami Malek e Robert De Niro.

Noite Passada em Soho (2021)

Last Night in Soho (2021) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes da Netflix.

Dirigido por Edgar Wright, “Noite Passada em Soho” é um filme de suspense e terror. Thomasin McKenzie protagoniza como Ellie, uma jovem gentil e ingênua que se muda de uma zona rural para Londres para estudar design de moda.

Porém, ela passa a ter sonhos que a levam para os anos 60, onde acompanha Sandie, personagem interpretada por Anya Taylor-Joy. Sandie aparenta ser uma jovem glamourosa e confiante à primeira vista, mas segredos terríveis vêm à tona.

O elenco também conta com Matt Smith, Rita Tushingham, Michael Ajao, Terence Stamp e Diana Rigg.

Fragmentado (2016)

Split (2016) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video, Star+ e Globoplay.

Bem recebido pelo público e pela crítica, “Fragmentado” é um filme de suspense escrito e dirigido por M. Night Shyamalan. O filme é estrelado por James McAvoy, Anya Taylor-Joy e Betty Buckley, e as performances de cada um foram elogiadas. 

James McAvoy interpreta um homem que sequestra três garotas e as aprisiona em um cativeiro subterrâneo. Contudo, ele possui transtorno dissociativo de identidade, abrigando 23 personalidades diferentes em sua mente. 

Anya Taylor-Joy interpreta Casey Cooke, uma adolescente com histórico de automutilação e sobrevivente de agressão sexual.

Vidro (2019)

Glass (2019) / Crédito: Buena Vista International (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Star+.

Sequência dos filmes “Fragmentado” e “Corpo Fechado” (2000), “Vidro” é um filme de suspense e super-herói. Novamente escrito e dirigido por M. Night Shyamalan, Anya Taylor-Joy e James McAvoy retornam aos seus papéis de “Fragmentado”, ao lado de Bruce Willis, Samuel L. Jackson e Sarah Paulson. 

No filme, David Dunn (Willis), o herói com poderes de “Corpo Fechado”, persegue Kevin Wendell Crumb (McAvoy). Elijah Price/Mr. Glass está manipulando esses encontros.

Furiosa: A Mad Max Saga (2024)

Furiosa: A Mad Max Saga (2024) / Crédito: Warner Bros. Pictures (divulgação)

Prequela de “Mad Max: Estrada da Fúria” (2015), este filme foca na história de origem da personagem Furiosa. Anya Taylor-Joy assume a versão jovem da personagem neste filme (interpretada originalmente por Charlize Theron em “Estrada da Fúria”).

Sob a direção de George Miller, o filme se desenrola em um mundo pós-apocalíptico. A história acompanha Furiosa, que é raptada pela gangue de um Senhor da Guerra (Chris Hemsworth). Ela luta para sobreviver e voltar para casa.